Bullying!?
O que é? A sabichona wikipédia explica que “bullying é um termo inglês utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.”
Na “prática”, esta expressão é usada ultimamente nas escolas quando alunos intimidam ou até agridem fisicamente um, ou mais colegas, de uma forma absolutamente gratuita e sem razão aparente. Porém, o bullying sempre existiu, não é de hoje, só que, antigamente, cada um se “amanhava” à sua maneira, raramente os agressores eram chamados à atenção. Sei disso por experiência própria, já que, na minha juventude, os meus pais mudavam frequentemente de casa, e nós filhos consequentemente tínhamos de mudar de escola também. Essas mudanças comigo aconteceram 5 (!) vezes, e em cada uma das vezes a minha pessoa fora “alvo” de mais ou de menos atenção, que por vezes resultaram em agressões! Até aconteceu com a minha própria filhota quando mudou da escola primária para o 5º ano, teve inclusivamente de mudar de turma!
Esta introdução toda para quê? Para quem está atento às notícias, neste momento esta palavra está na boca de toda a gente. Um jovem de apenas 12 anos de idade se terá suicidado pelo facto de já há algum tempo ser vítima desse bullying “praticado” por “colegas” da sua própria escola. Vários testemunhos confirmaram este facto, menos, claro, a própria escola que não sabe de nada! Peeenso eu de que, se esses actos forem tão violentos ao ponto de levaram o aluno a se atirar ao rio, minha gente, é algo de já há bastante tempo, é algo que os responsáveis dessa escola quase que tinham por obrigação em saber! Mas, nããão, não souberam de nada porque ninguém lhes comunicou nada! E – se fossem pentear macacos??
.
Etiquetas: Chatices..., Opinião
4 Comments:
É muito, muito revoltante.
Van Dog:
É horrível! E só quem já passou por situações destas sabe o quê é que crianças vítimas de Bullying realmente sentem!
É um fenómeno realmente terrível, que, segundo me parece, ainda não se lhe dá a devido atenção!
H:
A população em geral não dá, mas há escolas que têm um "olho especial" neste assunto como a escola Santa Maria.
Espero que a partir deste infeliz caso todos começam a se prevenir dessas agressões!
Enviar um comentário
<< Home