terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Haiti...

Muito se tem escrito e falado sobre o terramoto no Haiti! Apenas nos últimos dias os telejornais deixaram de falar em 1ª página sobre o tema, em sua “substituição” surgiu o ministro das finanças com o orçamento do estado para este ano!

Não me vou “debruçar” sobre essa negociata “cozinhada” lá pelos lados da capital portuguesa, vamos mas é falar de uma outra capital, de Port-au-Prince (ou Porto Príncipe) nesse estado pobre e malogrado que é o Haiti. Calcula-se que cerca de um terço da população desse país terá sido afectado por esse desastre natural, ou seja, um pouco mais do que os habitantes da capital desse país das Caraíbas que é calculada em 3 milhões! Calculados também são os números dessa desgraça, ou seja, os mortos e os feridos. Só agora, cerca de 2 semanas após o terramoto, se começa a sentir alguma melhoria para a sofrida população dessa parte da Ilha de São Domingos, muito graças ao exército americano que marca presença em força e também à inúmera ajuda internacional.

E é sobre esse assunto que quero agora e aqui opinar. Tem sido uma onda de solidariedade internacional só comparável com a desgraça do Tsunami no Oceano Índico de há uns anos, parece que, de repente, todo o mundo “acordou” para o problema! Não tenho absolutamente nada contra essa ajuda, aplaudo e saúdo tudo que se faz e se possa fazer ainda para o povo haitiano! Quem é que ainda não se “apanhou” em pegar no telemóvel e digitar um número que faz parte dessa ajuda?

O meu “reparo” neste texto vai para o facto dos porquês. Porquê é que todo o mundo se solidariza com o Haiti? Porquê é que não acudam também a inúmeras outras causas existentes no mundo? Porquê é que de repente há milhões e mais milhões “só” para essa pequena ilha que é o Haiti que nem 10 milhões de habitantes tem? Porquê é que não ajudam também outros povos não menos sofridos em África, Ásia ou até no Continente Americano? Só tenho uma explicação para isso: as imagens televisivas! Só mostrando por TV massivamente um desastre natural dessa envergadura uma ajuda desta forma é possível a nível mundial. E também, porque não dizer, a garantia dada e a credibilidade oferecida pelas entidades envolvidas nessa ajuda ao Haiti. Estão lá os americanos que garantem a segurança e está por lá tudo quanto é organização humanitária, de grande prestígio também! Por isso, minha gente, gostaria muito que se aprendesse uma grande lição com esta onda de ajuda mundial, a lição que há muito mais gentes por esse mundo fora que necessita de um “empurrão” mundial, para que esse nosso mundo vive melhor e com menos desigualdades!
.

Etiquetas:

4 Comments:

At 26 janeiro, 2010 22:26, Blogger Célia palma said...

Tens razão Zig..o ser humano é assim mesmo :O(

 
At 27 janeiro, 2010 00:42, Blogger Zig said...

Célia Palma:

Pois, espero que a humanidade encontre finalmente o caminho de ajuda para todos ;)

 
At 27 janeiro, 2010 19:26, Blogger Unknown said...

É o poder dos Media!
Tu não vês todos os dias em primeira página o sofrimento de outros povos... as pessoas sensibilizam-se com aquilo que lhes é mais difícil de aceitar... e torna-se complicado ver sofrimento em directo...
bjokas

 
At 27 janeiro, 2010 19:30, Blogger Zig said...

Trequita:

Bem, por isso, se todos os media se juntassem e dar sempre causas em 1ª página pode ser que mais pessoas se sensibilizem e ajudem :)

 

Enviar um comentário

<< Home