sábado, 7 de novembro de 2009

Por vezes... II

Podia começar este texto com o título acima escolhido, ou então, com “Coisas estranhas...”! Seja como for, o que vos vou contar agora e aqui parece ter vindo de um país que não existe, de tão bizarro que vos possa parecer!

Bem, por “força” da minha actividade de voluntário da associação da “bicharada” tenho algumas vezes a oportunidade de melhorar o meu péssimo inglês, falando por algum tempo (o tempo da viagem de Faro a Beja...) com cidadãos suecos, que, no caso de hoje, eram duas suecas. Mas não é disso que vocês possam estar a pensar, aventuras de um certo tipo não é comigo!

Pois bem, mesmo tendo um grande defeito (fumam!), essas moças contaram-me cada uma que parece ter vindo de um país que não existe! Começa, desde já, com esse malefício, que é o de fumar. Por lá, em NENHUM lugar público fechado é permitido fumar, a não ser em espaços (pequenos) que sejam designados para esse efeito. Ou seja, não há bar, discoteca, café ou restaurante onde se fume! E claro, ao contrário de cá, quem não cumpre – multa! Depois, bebidas alcoólicas com mais percentagem do que a cerveja, não há à venda em qualquer mini, super ou hipermercado. Para bebidas espirituais (porquê é que designam essas coisas assim??) existem lojas próprias (como nos EUA), onde, por mais, só pessoas com 20 anos de idade, ou mais, possam entrar e fazer compras. É completamente normal que o caixa nessa loja peça uma identificação ao cliente! E esta, hein?

Depois, claro, sobre os cães! Como devem imaginar, cães errantes, ou quiçá, abandonados, nem vê-los! E, se algum dos quadrúpedes realmente se perdera, têm chip (completamente normal) e uma coleira ao pescoço com o número de telefone do dono. Os gatos, idem, ibidem, com a diferença que por lá os gatos andam na rua, ou melhor, nos telhados durante o dia, e, normalmente, à noite regressam à casa!

Leis! Como sabem, Portugal é dos países que mais leis tem no mundo, mas com a grande diferença que ninguém, ou quase, se dá ao trabalho de as cumprir, para mais, as autoridades em fazê-las respeitar. Por lá, imaginem só, existe uma lei que diz que um cão não pode estar por mais de 5 horas sozinho em casa!! Já se imaginem se uma lei dessas existisse por cá? Na Suécia há inclusivamente sítios próprios onde um dono de um quadrúpede pode deixar o seu animal por algum tempo (do tipo creche), para o ir buscar depois do trabalho! Animais acorrentados com uma corda de 1 metro? Multa! Deixar o animal no carro ao sol? Multa! Aliás, para quem ver um animal num carro ao sol pode até partir o vidro desse automóvel, chamar as autoridades e o dono dessa lata de 4 rodas é obrigado a pagar os danos do seu veículo e, claro, pagar uma multa! Por cá? Nem sequer se pode tocar num carro mesmo que se veja uma criança lá dentro! Enfim, outros países, outras realidades!!
.

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 09 novembro, 2009 23:13, Blogger Van Dog said...

Uau! Algumas limitações fazem-me impressão, mas no que tem a ver com a canzoada... fantástico!
(já tinha ouvido falar das "creches" para cães no Canadá. É uma bela moda...)

 
At 10 novembro, 2009 00:29, Blogger Zig said...

Van Dog:

Certo, em algumas áreas exageram um pouco, mas de resto, no que toca aos cães e gatos é fantástico!

 

Enviar um comentário

<< Home