sábado, 28 de novembro de 2009

Comunicado

O historial do Coro de Câmara de Beja, ao longo dos seus 28 anos de trabalho, inclui, como reconhecida marca emprestada ao património cultural da Cidade, as «Semanas de MÚSICA PARA O NATAL», iniciadas em 1983.
.
Tendo como objectivo, desde logo, dotar Beja de uma relevante iniciativa musical, no seu âmbito têm aqui actuado importantes nomes da Música, nacionais e estrangeiros, apresentados sob diversas formas, muitos deles pela primeira vez entre nós.
.
O Coro de Câmara de Beja, ciente embora de que não lhe compete ser organizador de eventos desta envergadura, sempre se tem assumido como parceiro e financiador disponível para reeditar, ano após ano, um evento que o público reconhece com qualidade e como dos poucos que, com esta dimensão, por cá se realizam.
.
Este ano, porém, o seu contributo limitar-se-á a «Um Concerto PARA O NATAL», a 12 de Dezembro próximo. Não por desejo próprio, mas porque a isso obriga a impossibilidade de a Câmara Municipal de Beja concretizar os apoios financeiros previstos e que integrariam (como já vem sendo hábito) 2 espectáculos cedidos pelo Pax Julia - Teatro Municipal, impossibilidade essa derivada de razões que não nos cabe julgar, mas que são do domínio público.
.
O nosso passado e, por conseguinte, o nosso nome, impelem-nos a uma satisfação dada ao público, explicando o hiato que se verificará, lamentando, como entidade cultural, as consequências daquela impossibilidade e exortando a que no futuro próximo a Cidade readquira, neste capítulo, o relevo que lhe têm conferido iniciativas como as «Semanas de MÚSICA PARA O NATAL». Pela nossa parte, continuaremos presentes, assumindo o papel que nos propusemos -- independentemente dos seus protagonistas momentâneos, que outros saibam também assumi-lo, na certeza de que uma Cidade sem Cultura é uma Cidade morta e desinteressante.
.
Pedro Vasconcelos
(Director Artístico do Coro de Câmara de Beja)
.

Etiquetas: