sábado, 28 de novembro de 2009

Antevisão Concerto de Natal 2009 - IV

Antes de falar do tema do texto deixem-me só desviar um pouco as “atenções”. Numa semana cheia de reuniões (acabei agora de sair da Assembleia-Geral da ACAB, pouca gente mas bem “disputada”), entre outras, esta quinta-feira tivemos um primeiro contacto com a nova edilidade camarária de Beja, no que toca aos assuntos do Coro de Câmara de Beja. Fomos chamados pelo Vereador da Cultura Miguel Góis, para nos dar a conhecer as razões da não realização da planeada Semana da Música para o Natal, que ia já na XXV edição. Foram, como já sabíamos, essencialmente questões financeiras que a impedem, mas que o nosso principal objectivo será assegurado, que é, como sabem, a realização do concerto a 12 de Dezembro no Pax Julia – Teatro Municipal!

Devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendido pela postura e abertura desse novo vereador, uma pessoa que sabe do que fala, muito simpático e atencioso! Devo também afirmar que acho muito positivo a existência de um vereador com esse pelouro, já que, no anterior mandato essa parte era acumulada pelo próprio presidente o que dificultava, em meu ver, um pouco o desempenho dessa cultura em Beja. Sem querer entrar em politiquices (já sabem que não ligo a isso), acho que a cultura bejense está muito bem entregue a Miguel Góis!

Voltando ao tema! Nesta edição, apresento-vos uma “velha conhecida” e uma novidade, uma canção já por nós cantada e uma, diria, quase surpresa! Na primeira trata-se de Moonlight Serenade, de Glenn Miller com a sua orquestra, na versão original. É peça que é bastante exigente, principalmente para o naipe em que me insiro, já que damos, por assim dizer, o ritmo e não podemos falhar! Inteiramente cantada por nós, ou seja, sem intervenção dos solistas, é mais uma das composições / modificações efectuadas pelo nosso virtuoso maestro Pedro Vasconcelos! Já a cantamos há dois anos, a cappella e claro, a 12 de Dezembro, novamente com orquestra!

Como vídeo, escolhi entre as inúmeras versões que se encontra na net, a original!



A segunda peça desta edição dupla nessa revelação que estou a fazer aqui sobre o nosso concerto é Smile, de Charlie Chaplin, nem mais! É um “soundtrack” de um filme desse conhecido actor cinematográfico dos primeiros tempos dessa arte, escrito por ele próprio!



Naturalmente com intervenção do solista (Pedro Chaves) e naturalmente também modificado pelo maestro, é uma peça (que até foi cantado por Michael Jackson) em que podemos afirmar: sorria, a vida continua a fazer sentido mesmo que estejam nuvens no céu!
.

Etiquetas: