quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Notícias 28.10.2009

Farmácia de Serviço em Beja: Pacheco – Praça Diogo Fernandes 1

Meteo
- Temperatura mínima: 16ºC
- Temperatura máxima: 26ºC
- Céu muito nublado (nuvens altas) com vento fraco
- Previsão para amanhã: tempo semelhante

Rádio Pax
- Alqueva avança até Beja
- Inalentejo aprova construção de Centro de Saúde em Barrancos
- Fixação de psicólogos nos comandos distritais da PSP agrada à ASPP
- Alentejo entre as regiões onde os idosos comem “mal”
- Enfermeiros consideram “benéfica” recondução de Ana Jorge
- Câmara de Beja requalifica Avenida 25 de Abril em Salvada
- “Nada entre nós tem o nome da pressa” estreia hoje em Beja

Rádio Voz da Planície
- Turismo do Alentejo lança “Agir Investimentos”
- Prémio “Cidade do Vinho 2010” é formalizado hoje
- Número de infectados com sida em Beja se tem estabelecido ou até diminuído
- Último dia da Feira do Livro e Multimédia em Aljustrel
- Feira de Roupa “Escolhe e Leva” em Odemira

Alentejo Popular
- Novas eleições na Freguesia de Mértola
- II Prémio Ibérico de Escultura Cidade de Serpa
- Fábrica da Delphi em Ponte de Sor vai encerrar
- Noite de Contos e Música com os Baboza na Biblioteca Municipal de Beja
- Força Aérea quer substituir helicópteros Alouette

Beja Digital
- Projecto “em.cantos” debate energias renováveis em Almodôvar a 30 de Outubro
- Rota museológica “No Condado dos Gamas” em Vidigueira
- Restantes iniciativas do “Mês do Idoso” em Moura

Correio Alentejo
- Aldeia Solar nasce em Colos
- Exposição de escultura “Amália...Eterna e única” em São Teotónio

Diário de Notícias
- Estado e bispos sem diálogo
.

Etiquetas:

1 Comments:

At 03 novembro, 2009 15:53, Anonymous Anónimo said...

A "Globalização", tal como foi concebida, vai determinar a derrocada económica do ocidente que passará para segundo plano e será ultrapassado pelas as novas superpotências que a globalização ajudou a criar: a China, a Índia e outros países. O Ocidente caiu na armadilha da globalização que interessava às grandes Companhias que pretendiam aproveitar-se dos baixos custos de produção no oriente. Todos sabem que o custo da mão de obra é insignificante no valor dos bens aí produzidos, em virtude dos baixos salários e da inexistência de quaisquer obrigações sociais. Os países ocidentais perderam a aposta quando aceitaram a "globalização selvagem" sem exigirem aos países do oriente que prestassem às suas populações melhores condições sociais, como: regras laborais justas, melhores salários, menos horas e menos dias de trabalho, férias anuais pagas, assistência na infância, na saúde e na velhice. A única alternativa será a de nivelar os salários e as condições sociais no ocidente pelas do oriente e é a isso que estamos a assistir neste momento, enquanto algumas empresas não resistem à concorrência e fecham as portas para sempre, outras estão a deslocar-se para oriente para assegurar a sua própria sobrevivência, o que provocará o desemprego e o definhar da economia ocidental em favor do Oriente. Quanto aos trabalhadores, será que vão aceitar trabalhar a troco de um ou dois quilos de arroz por dia sem direito a descanso semanal, sem férias, sem reforma na velhice, etc...? Não! por isso o ocidente está já a iniciar um penoso caminhar em direcção ao caos: a indigência e o crime mais ou menos violentos irão crescer e atingir níveis inimagináveis apenas vistos em filmes de ficção que nos põem à beira do fim dos tempos como consta nos escritos bíblicos. Para desincentivar a deslocalização de empresas estão a ser-lhes dadas facilidades fiscais e de isenção nas contribuições para a Segurança Social, as quais serão cada vez mais pagas apenas pelos assalariados, pequenos comerciantes e pequenos industriais. Mas isso não será suficiente para evitar as deslocalizações nem para financiar a SS com necessidades acrescidas. A democracia só é viável se existir uma classe média assegure a manutenção do sistema económico; sem ela como esperam os políticos manter-se no poder? Como vão convencer os trabalhadores escravizados a votar neles? Será com o apoio de criminosos e outros marginais? Será que vão conseguir enganar a maioria dos trabalhadores e convencê-los de que a miséria é boa pra eles?
Finalmente, quando tudo estabilizar o centro do mundo económico serão as novas economias do oriente e a época áurea do ocidente pertencerá ao passado.
O terceiro mundo será então aqui, e, em breve, as ruas encher-se-ão por cá de grupos de salteadores desesperados, sobrevivendo à custa do saque. Com o declínio da classe média, haverá os ricos (alguns à custa do crime violento e/ou económico), que habitarão autênticas fortalezas protegidas por todo o tipo de protecções e que apenas sairão rodeados por guarda-costas dispostos a matar ou a morrer pelo seu “senhor”; e os pobres, uma enorme mole de gente desocupada de mendigos e de salteadores lutando pela sobrevivência a todo o custo e cuja protecção apenas poderá ser conseguida agrupando-se, pois as ruas serão dominadas pelos marginais, ficando as polícias confinadas aos seus espaços próprios e reservadas para reprimir as “explosões” sociais que possam surgir.
Os políticos, desonestamente, para justificarem o corte de regalias sociais, continuarão a lamentar a redução da "natalidade", num discurso perverso que não relaciona o desemprego como futuro mais que provável para as novas gerações, até porque a intervenção humana será cada vez mais desnecessária à produção face às novas tecnologias. E não havendo uma melhor repartição da riqueza, não há a possibilidade de grande aumento em ocupações alternativas, como, lazer, saúde, etc.
PS e PSD são os dois fiéis representantes em Portugal desta política. de "Globalização", por isso não podem enjeitar os resultados que estão a surgir.

Zé da Burra o Alentejano

 

Enviar um comentário

<< Home