quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Antevisão Concerto de Natal 2009 - I

Vou começar hoje em vos “confidenciar” as peças que iremos cantar no nosso Concerto de Natal a 12 de Dezembro no Pax Julia – Teatro Municipal. Falo, naturalmente, do acontecimento principal do Coro de Câmara de Beja ao qual orgulhosamente pertenço.



A primeira peça que vos quero aqui apresentar é Halleluja da Oratória Der Messias do compositor alemão Georg Friedrich Händel, uma peça do século 18 bastante conhecida e inúmeras vezes apresentada pelo mundo fora. Claro que o nosso coro não é tão volumoso como aquele neste vídeo já que se trata de um coro de câmara, mesmo já sendo algo grande para um coro deste género. Porém, penso que vamos dar boa conta desta peça!

Escrito naturalmente em alemão, vamos no entanto apresentar a tradução inglesa. Melhor do que ninguém entendo essa opção do Maestro Pedro Vasconcelos! O mesmo, no início desta temporada, optou por apresentar neste concerto algumas peças já anteriormente por nós cantadas pelas razões que já aqui tinha referido. Por ele ser médico de profissão, teve receio que a gripe A pudesse fazer algumas baixas temporárias no coro, por isso, jogou pelo seguro! Ainda não se decidiu ao certo se haverá mais peças “repescadas”, sei de pelo menos mais uma, logo vos conto aqui.

Esta aqui apresentada já cantámos, penso, no último Concerto de Natal executado na Igreja da Sé. Na altura, fora a última cantada nessa noite, aquela que mais aplausos obteve e que, claro, tivemos que repetir! Devo confessar que gosto muito de a cantar, não só por ser uma peça litúrgica mas também por ser muito poderosa – espero que tenha o mesmo efeito no nosso Pax!

Para quem tiver interesse, a mesma peça cantada em alemão
.

Etiquetas: ,