segunda-feira, 24 de agosto de 2009

El Sistema

Como sabem, tenho um fraquinho por orquestras sinfónicas. Gosto particularmente do início dos ensaios antes de um concerto, as afinações dos sons delicados do clarinete ou do oboé, o choro dos violinos ou a afirmação dos contrabaixos. Tenho saudades dos concertos das obras de Padre Cartageno onde participei com muito entusiasmo como coralista, e o natal com o nosso concerto habitual ainda vai longe!

Essa introdução toda para quê? Pois, pouco tenho falado aqui de música ultimamente, mas o documentário de há pouco na RTP2 fez como que escrevesse esse post! É sobre a iniciativa “El Sistema” de Venezuela, mas que não tem nada a ver com o seu patriótico e carismático líder Hugo Chavez. É uma fundação sem fins lucrativos que tenta através do ensino de música erudita tirar crianças desfavorecidas da miséria. O nome oficial é “Fundación del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela” (Fesnojiv) e existe desde 1975. Já terá ensinado mais de 250 mil crianças, dos quais 90% de barros pobres da capital venezuelana e não só. Como fruto desse ensino existem cerca de 30 orquestras nesse país.



Até Chavez parece estar a apoiar a fundação, embora que tenha anunciado há cerca de 2 anos uma iniciativa com o nome Misión Música. Neste momento sinceramente não sei como é que as coisas estão, só espero que essa louvável fundação possa continuar com o seu propósito. Mas quem tem como líder do país uma pessoa como ele nunca se sabe...oxalá que ele também goste de música tal como as crianças na foto!

Homepage dessa fundação
.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

At 24 agosto, 2009 21:21, Blogger Van Dog said...

Vi uma vez esse ou outro documentário sobre esse tema: é fascinante!

 
At 24 agosto, 2009 21:31, Blogger Zig said...

Van Dog:

Nem mais! Isso por cá certamente também funcionava!

 

Enviar um comentário

<< Home