sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Recital de Natal

Ao fim da tarde estava eu a pensar – já sabem. Foi um daqueles dias – cansativíssimos, com o telemóvel a não parar. Vou, não vou – fui, e não me arrependi! A nossa XXIV Semana de Música para o Natal tinha hoje em cartaz o talvez único espectáculo realmente de natal. Não estava cheio, curiosamente, mesmo com este baixíssimo preço de entrada (há coisas que continuo a não entender...)! Bem, pouco depois de entrarem em cena os protagonistas Carlos Gutkin e Ana Paula Russo, á última começou com uma pequena achega! No programa distribuído à entrada, que, como sabem, contém as informações dos 3 espectáculos incluídos dessa Semana e mais algumas notas sobre os participantes dos últimos 23 anos, não constava o que se iria ouvir na noite de hoje! Meus amigos! Parecia que uma mão invisível passava de raspão pela minha cabeça...

Não tive oportunidade de me explicar, claro, nem a grande maioria do público existente na Sala Estúdio sabia que era uma falha minha! A explicação era tão simples como isso: não cabia no programa. São dois intervenientes cujas biografias mais fotografias preencheram por completo as duas meias páginas destinadas a esse espectáculo (o Camané teve apenas “direito” a uma meia página...), além disso, recebi uma programação com tantas peças que, pensava eu, para não meter água nessa minha primeira tentativa de colaboração nesse folheto, não os metas! Puro engano. Foram apresentadas essas peças todas, só que, em estilo Recital, ou seja, numa versão encurtada! É sempre altura de aprender, no próximo ano há mais, se ainda por cá estiver...mas assim, a soprano teve uma boa oportunidade para comunicar directamente com o público, assim penso!

Depois desse mea culpa, vamos regressar à música propriamente dita. Só conhecia essa Senhora pelas fotografias e por um curto telefonema que tivemos. É uma pessoa bastante simpática, claro, nasceu em Beja, só pode, além de ser mais ou menos da “minha” geração! Desde do primeiro tom se apercebeu que estava ali uma grande soprano, muito habituada aos palcos como o currículo dela comprova. Subtilmente acompanhada pela guitarra clássica do argentino Carlos Gutkin, interpretou inúmeras canções de natal de todo o mundo de uma forma, como já tinha referido, encurtada. Não é negativo, muito pelo contrário. Pode dizer-se que assim ficámos com uma grande ideia das canções de natal que existem!

O concerto dividiu-se em três partes. Na primeira foram excelentemente apresentadas peças mais eruditas, na segunda os mais conhecidos canções de natal populares (entre elas uma alemã, até tive calafrios...) e na terceira parte peças de Espirituais Negros que, em minha opinião, tiveram o sucesso maior da noite. A Ana Paula Russo tem um tipo de voz que gosto! Delicada e sem muito vibratto, com uma boa colocação de voz mesmo nas notas mais agudas e uma apresentação bem expressiva.

Resumindo – adorei!!