domingo, 14 de dezembro de 2008

D-Day II

Passada uma noite sobre o dia de ontem, continuo a achar que fora um grande concerto que proporcionámos aos cerca de 500 pessoas que ocorreram ao Pax Julia – Teatro Municipal. Os longos meses de ensaio e muitas horas “perdidas” na organização valeram bem a pena. Neste sábado passei quase 12 (!) horas nesse teatro, repartidas entre a manhã (montagem do palco), tarde (ensaio geral) e noite (concerto), o pessoal desse lugar certamente agora não me quer ver por uns tempos...

Começo por ali, pelas pessoas do teatro. É muitas vezes esquecido o facto de os profissionais desse lugar estarem sempre disponíveis para tudo que envolve um evento desses, como é a nossa Semana de Música para o Natal que acabou ontem. Desde do planeamento, da divulgação, da montagem e finalmente, da execução dos eventos, nunca nos faltou nem o mais pequeno apoio! O nosso, e principalmente o meu muito obrigado ao pessoal do Pax!

Outro apoio do qual raramente se fala é o da própria CMB. Até parece que é “normal” uma câmara ajudar nos eventos culturais de uma cidade! Certo, devia de ser normal, mas uma câmara nem sempre pode “acudir” a tudo! No nosso caso, é mesmo imprescindível o apoio financeiro da Câmara Municipal de Beja porque, sem ela, essa nossa Semana já há muito tempo teria acabado, e assim já vai em 24 edições! Um muito obrigado também à nossa CMB!

Penso que essa minha opinião é partilhada por toda a gente: foi um grande concerto! Claro, há sempre pequenas falhas, mas ontem foram mesmo tão pequenas que não mancharam nem um pouco essa grande noite. O principal culpado para esse sucesso? O maestro, claro. Foi aquele que mais horas gastou para que esse evento se possa realizar. Depois, orquestrou magistralmente os acontecimentos no palco, garantindo uma boa disposição desde do início (apareceu vestido de mágico, ninguém soube dessa seu “plano”...) que se estendeu pela noite dentro! O cenário fora muito bem enfeitado pelo nosso amigo Zé António da loja das velharias perto das Juntas de Freguesias, com uma imaginativa árvore de natal, um candeeiro no tecto, bonecos do filme “A Bela e o Monstro” e velas no chão a condizer! Foi um bonito ambiente em que se desenrolou esse concerto, e com “ingredientes” assim a noite só podia correr bem!

Musicalmente falando, a orquestra esteve no plano que sempre nos habituou: muito bom! Nós, coro, mesmo com algumas hesitações nalgumas entradas, penso que estivemos bem também. O maestro, sem falhas, exacto na marcação dos tempos, tendo sempre ter que dividir o seu olhar por entre a orquestra, o coro e os solistas. Esses últimos, devo confessar que me surpreenderam. Claro que vai ser difícil superar um dia a solista do ano passado, mas a deste ano esteve muito bem também. A maior diferença na comparação entre o ano transacto e este esteve mesmo no tenor. Entre 8 e 80, eu diria entre 0,8 e 800, de tão abismal a diferença foi entre os dois. Devo classificar o Manuel Rebelo mesmo como excelente!!

Agora, D-Day, porquê? Visível mesmo para os menos atentos, mantive um contdown diário aqui no blog que terminou ontem. D-Day porque algo vai mudar aqui neste blog, tem que mudar! Algo vai ter que mudar na minha vida também. Já pouco tenho falado aqui dessa minha vida pessoal (quase inexistente...), e, a partir de agora, não vou mesmo falar mais aqui desse assunto. Não me tem levado a lado nenhum, até só me tem prejudicado! Por isso, este blog se vai transformar por completo num site informativo! Já o é neste momento, mas agora vai ser só e apenas isso, e pouco mais. Claro que vão continuar a aparecer músicas, talvez até poemas, mas a vida pessoal ficará de fora, definitivamente!

Os tempos são outros, os propósitos para escrever aqui e manter este blog também. A cultura continuará a ser tema nº1, a associação da bicharada também não vai ficar para trás!

A ver no que isto dá!

6 Comments:

At 15 dezembro, 2008 12:09, Blogger bulgari said...

Caro Zig!
Grande noite a de sábado passado.
Para mim foi o 19º. concerto de encerramento da semana de música para o natal. O reportório foi excelente! Foi uma perfeita fantasia. A solista embora com uma excelente voz, fez um mau trabalho e casa. Senti falta da voz da D.Virginia Pancadas no meio das meninas.
Não agradeço pois já o fiz, batendo palmas até as mãos doerem.
Feliz Natal!!!

 
At 15 dezembro, 2008 12:52, Blogger Zig said...

bulgari:

Foi muito bom, de facto.

Então, já assistiu a mais 12 noites dessas do que eu :)

A solista é mesmo assim, não é por mal, parece despreocupada. Se se está a referir a uma peça em que ela "gaguejou" - a letra dessa peça é assim mesmo.

A nossa amiga D. Virgínia está já muito cansada para essas coisas, segundo palavras dela. Além disso, os sopranos neste momento estão em número mais do que suficientes.

Feliz Natal para si também!

 
At 15 dezembro, 2008 19:47, Blogger Van Dog said...

Ok, Zig. Está bem...

Parabéns pelo concerto!!

 
At 15 dezembro, 2008 22:26, Blogger Zig said...

Van Dog:

Tem que ser, amigo Van, tem que ser! É tempo de crescer...

Obrigado! Devias de ter vindo também, arranjava-te um lugar privilegiado :))

 
At 16 dezembro, 2008 13:45, Anonymous Anónimo said...

Caro amigo Zig,

É com grande satisfação que sabemos do sucesso do vosso concerto de Natal. Atendendo à qualidade do vosso trabalho, à vossa dedicação e ao programa do concerto, não seria de esperar outro resultado que não o obtido. É pena que a distância nos tenha impedido de assitir ao concerto.

Saudações coralistas dos vossos amigos do Estreito - Madeira, um grande abraço para ti e para todos os nossos amigos do CCB.

Leonel Correia da Silva

 
At 16 dezembro, 2008 17:13, Blogger Zig said...

Caro amigo Leonel:

Correu realmente muito bem este nosso concerto, melhor que previsto! E agora, após essa excitação toda, aparece quase um buraco, um nada...ao contrário de vocês, a vossa época começa agora, espero que corra tudo bem também.

Um grande abraço para ti e para os teus colegas do coro, o pessoal de cá continua com muitas saudades vossas!!

Até à próxima!

 

Enviar um comentário

<< Home