domingo, 9 de novembro de 2008

Kristallnacht


Faz hoje precisamente 70 anos em que se “deu” a Kristallnacht (ou Reichskristallnacht), a noite de cristal. Ficou assim conhecida por marcar o início do holocausto, a consumação da perseguição dos judeus pelo regime nazi de Hitler! Foram destruídos nessa noite a maioria dos 1400 sinagogas da Alemanha, mortos mais de 200 judeus e vandalizados centenas de estabelecimentos comerciais. Por essa altura começou também o “internamento” de cerca de 30 mil judeus nos famosos campos de concentração!

Tudo começou com a ascensão de Hitler ao poder que desde muito cedo nunca escondeu a sua pouca simpatia para com essa faixa populacional. Em 1933, foi declarado oficialmente o seu “ódio” pelos hebraicos que fez que muitos profissionais como médicos ou advogados tivessem que deixar de exercer as suas profissões. Tudo acabou, como sabemos, pela morte de milhares e milhares de judeus nos acima citados campos!

Isso e outras atrocidades desse regime nunca se devia de esquecer – mas, será que um certo madeirense pensou nesses “acontecimentos” quando “exibiu” a bandeira da vergonha no parlamento dessa ilha?

6 Comments:

At 09 novembro, 2008 23:10, Blogger Van Dog said...

COm certeza que não pensou, Zig...

 
At 10 novembro, 2008 00:02, Blogger Zig said...

van dog:

Será que ele pensa de todo?

 
At 10 novembro, 2008 23:30, Blogger Unknown said...

Penso que deve haver aqui algum engano pois José Manuel Coelho iniciou o seu protesto entregando cravos vermelhos aos deputados e posteriormente exibiu uma bandeira nazi,contra o PSD Madeira dizendo que o PSD regional era um partido nazi... não foi uma forma de fazer propaganda nazi embora a exibição de símbolos nazis seja um crime punível por lei.


Na minha opinião é uma forma algo exagerada de se expressar dizendo que aqui não se vive em democracia... anteriormente o mesmo deputado fazia-se acompanhar de um relógio de cozinha ao pescoço, alegando que lhe era negado tempo para fazer a sua intervenção, tempo esse guardado para os deputados do PSD...

Deve ser apenas uma forma (pouco inteligente)de fazer com que a comunicação social repare no que por aqui se passa.

 
At 11 novembro, 2008 00:27, Blogger Zig said...

trequita:

Sim, cara amiga, eu sei disso. Mas só o facto de se mostrar numa casa da democracia esse símbolo máximo do fascismo acho inacreditável.

Confesso que fiquei chocado, fiquei sentado na minha cadeira sem saber muito bem em que pensar!!

 
At 14 novembro, 2008 02:28, Blogger noctivaga said...

Zig mas é bom que se entenda que lá na Madeira não é ele o ditador. É o outro. O que adora carnavais.

 
At 14 novembro, 2008 10:18, Blogger Zig said...

noctivaga:

Com a grande diferença que esse que tu designas como ditador fora eleito democraticamente, ao contrário daquele que foi inacreditavelmente "invocado" por aquele dito cujo que provocou essa polémica toda!

 

Enviar um comentário

<< Home