segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Divulgação Estreia - Inauguração

A Arte Pública estreia já esta quinta-feira a sua nova peça de nome “Condenados” e simultaneamente inaugura o seu novo espaço, a “Casa Amarela”, na Rua Barreira que se situa sensivelmente entre a Praça Diogo Fernandes (vulgo: Jardim do Bacalhau) e o Hospital de Beja.



Sinopse:

Um escritor – o próprio Stig Dagerman – é assolado pelos demónios que povoam as memórias e a transfiguração criativa do processo da escrita.

Fechado no seu espaço – um labirinto onde o criador se aprisiona voluntariamente – constrói um texto poderoso sobre a consciência dos absurdos da existência – mesmo se levada ao limite da auto-destruição.

A intensidade da dor da sua tortura e a singularidade das imagens que exorciza são o reflexo dos diversos personagens que habitam o romance "A Ilha dos Condenados".

Esta versão dramatúrgica parte pois deste romance para a construção de um monólogo que aqui se cruza com o universo sonoro da música executada ao vivo – e que tece, com a voz do personagem, o casulo da lucidez insuportável.

Sobre o Autor:

...sei que as recaídas no desespero serão profundas e numerosas, mas a lembrança do milagre da libertação leva-me como uma asa a um fim que me inebria: um consolo que seja mais do que apenas isso, e mais que uma filosofia: que seja, enfim, uma razão de viver.

Estas são as palavras finais de Stig Dagerman, no seu testemunho literário
“A nossa necessidade de consolo é impossível de satisfazer”.

Quando estas palavras são editadas, em 1955, Dagerman já teria desistido da busca de qualquer consolo, tendo conseguido, finalmente - após tentativas anteriormente falhadas - o suicídio (1954).

Stig Dagerman nasce em 1923, a norte de Estocolmo; é-lhe conhecida actividade como redactor dos assuntos culturais no jornal oficial do movimento sindicalista sueco “O Operário”, a partir de 1941, bem como ligações ao movimento anarco-sindicalista alemão.

È, no entanto, quando é publicado o seu primeiro romance, “ A Serpente”, em 1945, que Dagerman dá inicio à sua fulgurante marca e presença na literatura sueca. Seguir-se-ão “A Ilha dos Condenados” (romance), “O Condenado à Morte” (teatro), “Outono Alemão” (reportagem), “Jogos da noite” (antologia), “O Vestido Vermelho” (romance), entre outros.

A produção literária de Dagerman assemelha-se a um cometa - que deixa um rasto incandescente da sua fugaz vida, mas que brilha ainda como referência incontornável da literatura de todos os tempos.

Localização da Casa Amarela:



Textos e cartaz: Arte Pública
O mapa da localização do espaço é da minha autoria, não consegui fazer melhor...

4 Comments:

At 17 novembro, 2008 15:26, Anonymous Anónimo said...

Só para dizer que a rua da Liberdade não está correcta neste mapa, é mais acima, é a rua que vai dar à Av. Miguel Fernandes.
Cumps!
El Juanito

 
At 17 novembro, 2008 16:02, Blogger Zig said...

El Juanito:

Não faço a mais pequena ideia! Se estiver errado temos que nos queixar aos "tipos" da google...

 
At 19 novembro, 2008 10:06, Blogger gisela cañamero said...

obrigada, Zig, pelos esforços de divulgação.

 
At 19 novembro, 2008 10:47, Blogger Zig said...

gisela cañamero:

De nada!

Faço os possíveis para divulgar aqui a cultura bejense de qualidade :)

 

Enviar um comentário

<< Home