sábado, 29 de novembro de 2008

Conselho Municipal da Cultura

Como já tinha aqui escrito, na quinta-feira passada reuniu, pela segunda vez este ano, o Conselho Municipal da Cultura. Em minha opinião, é um organismo bastante útil para a cultura bejense, estranhamente ignorado por uma considerável parte das forças vivas da nossa urbe. Não falo só dos casos conhecidos, principalmente o da Arte Pública que está, como é sabido, praticamente de relações cortadas com a CMB. Conhecendo eu um pouco as “entrelinhas” desse afastamento mútuo e tendo amigos em ambos os lados da “barricada”, é com grande pesar que verifico essa não colaboração dessas duas entidades. Não me vou debruçar mais sobre esse assunto para não parecer que estou a tomar partido de um dos lados.

Fora esse caso, havia muitos mais entidades convidados para esse conselho que nem se deram ao trabalho para lá enviar um representante! Acho esse facto lamentável. A cultura devia, como já escrevi aqui sobre a primeira reunião desse conselho, deixar de fora a política. É me completamente indiferente quem é que está no “poder”, quem é que está a “puxar os cordelinhos”, porque quem lá está, manda, e ponto final! Nada mais lógico do que isso, já que são eles que distribuem os poucos recursos que há para a atribuição de subsídios. Certo, podia haver sempre mais! É como em tudo, nunca os € são suficientes.

Agora, temos que acreditar nas boas intenções dos promotores desse conselho. Se existe uma qualquer entidade que queira fazer algum trabalho em termos de cultura terá que ter forçosamente o apoio da CMB. Porque, em zonas economicamente fracas como a nossa, apenas a edilidade tem força suficiente para apoiar uma associação, com raras excepções, infelizmente. Se houvesse por cá mais indústrias haveria mais hipóteses de “arranjar” apoios extra-camarários. Praticamente não há, portanto, a única solução é pedir à câmara.

Só que, essa câmara também tem que saber o quê é que existe. Logo, vão criar uma espécie de Plano Cultural em que enviam uma equipa a cada uma das associações e entidades abrangidas que vai questionar as gentes nesses locais sobre as suas reais necessidades. Não vão enviar simplesmente um documento, um questionário que cada um preenche como muito bem entende. Acho bem. Só espero que esse trabalho efectuado por essa equipa no terreno tenha depois mais tarde um aproveitamento real, seja qual for o executivo que se segue nas eleições autárquicas do próximo ano.

Essas eleições também põem em causa um pouco o plano dos eventos que fora apresentado nessa reunião. É que, o governo central ainda não decidiu em que data essa eleição se vai realizar, logo, existem alguns eventos, como por exemplo a Animatu (14 a 18 de Outubro), que não se possam realizar na data agendada. Nessa programação cultural vigoram alguns dos eventos realizados ou apoiados pela CMB, como a Semana Académica (9 a 13 de Março), a OviBeja (29 de Abril a 3 de Maio), as Festas de Beja (15 de 21 de Maio) onde se inclui o feriado municipal (21) e o Festival da Juventude (15 a 17), o Festival de Banda Desenhada (30 Maio a 14 de Junho) e a RuralBeja (23 a 25 de Outubro). Essa última também poderia “calhar” nessas eleições, logo, poderá que ser alterado.

Foi ainda falado a já há muito por mim esperada reactivação de uma Agenda Cultural. Desta vez, e para evitar atrasos e não-edições passadas, fora contratado uma pessoa que faz só e apenas isso, a elaboração dessa agenda. Infelizmente, e por grande lapso meu, não apontei o contacto dessa pessoa, já que está planeado sair uma agenda dessas já no início do próximo ano, e, para mais, o prazo para que alguém possa inscrever nessa agenda algum dos seus eventos termina um mês antes do aparecimento de cada edição, ou seja, terminou ontem. Dado que seja a primeira (re)edição dessa agenda, falou-se que na terça-feira ainda se pode contactar essa pessoa que trabalha no edifício camarário na “Rua das Lojas” onde se situa o GIRP (Gabinete de Informação e Relações Públicas) da CMB. Foi me assegurado que essa agenda vai estar online também. Mas, se isso não acontecer, irei publicá-la eu aqui nos blogues, you can count on it! Será melhor que nada. No entanto, se algum dos meus estimados leitores quiser ver aparecer alguma informação sua nessa próxima agenda, será melhor ligar à CMB (284311800) e pedir para poder falar com alguém relacionado com o assunto.

Foi um texto longo, as minhas desculpas e os meus agradecimentos prévios por terem a paciência de o ler. Como sabem, é um assunto que me interessa bastante, a cultura faz parte de um povo e sem essa cultura a nossa zona seria muito mais pobre. As poucas “coisitas” que posso fazer nesse âmbito é cantar um pouco no meu coro e divulgar aqui no blog alguns eventos sobre os quais tomei conhecimento.

6 Comments:

At 30 novembro, 2008 00:11, Blogger Unknown said...

... não te deixes manipular!

O Sr. Presidente esteve presente?

o CMC da CMB mais não é do que um instrumento (falhado) do PC.
um abraço para o Zig... pela paciência em ir e escrever sobre o CMC...

 
At 30 novembro, 2008 00:21, Blogger Zig said...

bejadehoje:

Não é uma questão de me deixar de manipular ou não, sempre pensei pela minha própria cabeça desde que me conheço, basta perguntares os meus amigos que te podem contar longas histórias sobre este facto :)

Este CMC é obra de alguém que nem sequer é do PC, e mesmo se fosse acho que é uma iniciativa a apoiar já que se propõe a ajudar a cultura. Não se perde nada em ajudar esse órgão, apenas se ganha em participar nele. Depois - logo se vê se serviu para alguma coisa...;)

 
At 30 novembro, 2008 01:12, Blogger H said...

Zig - a pergunta é pertinente: saber se entre os faltosos estava ou não o responsável pela cultura na cidade!
Sobre o CMC sou um grande defensor: a minha única crítica é o publico não estar representado!

 
At 30 novembro, 2008 02:18, Blogger Zig said...

h:

Como estás bem dentro das notícias cá do burgo sabes certamente onde é que ele esteve. Como não se conseguiu acabar esse assunto a tempo mandou um digno representante que atrasou o início da reunião um pouco.

Não sei o quê é que um público ali fazia...caso estiver interessado, o que duvido muito...

 
At 30 novembro, 2008 20:41, Blogger H said...

@Zig - Honestamente não sabia. Presumia que não tivesse ido, mas não sabia!

Sobre o público... é uma velha guerra minha: acho que na discussão da politica cultural, esquecemo-nos recorrentemente do público. Com os resultados que se conhecem!

 
At 30 novembro, 2008 23:16, Blogger Zig said...

h:

Seria difícil ouvir o público sobre as suas opiniões culturais. Não que eu seja contra, mas acho logisticamente impossível incluir o público nesse conselho. Seria como ouvir mais de 10 mil opiniões ao mesmo tempo, e o resultado seria o esperado: Mais Quim Barreiros (não sei se é assim que se escreve), Luciana Abreu, entradas livres em todos os locais culturais etc...

Posso estar enganado, mas um público cultural cria-se apresentando um leque muito variado e promover a cultura existente e não ouvir a população sobre as suas preferências.

 

Enviar um comentário

<< Home