sábado, 29 de novembro de 2008

Banda da Armada

A ignorância tem dessas coisas! Falo da minha ignorância, pois claro! Uma ignorância dessas só pode gerar uma coisa: surpresa! Mas, vamos por partes.

Estando eu ultimamente muito pouco vocacionado para visitar espectáculos culturais pelas razões mais do que conhecidas, esta noite dei-me um empurrão a mim mesmo e fui ao “Pax”. Diga-se de passagem, o cartaz não prometia. Ainda por cima, bandas militares não são o meu forte, de todo! Pensava eu na minha ingenuidade que seria um concerto onde umas dúzias de instrumentistas de sopro “desenrolassem” uma série de marchas militares, mas estava redondamente enganado!

Pois bem. O público, que apareceu em razoável número (desafiando o mau tempo que se fez sentir hoje em Beja) começou por ouvir uma peça do início do século passado, um estilo de música para a qual essa banda está mais vocacionada, pelo menos assim pensava eu. O que se seguiu foi um verdadeiro festival de estilos de música, do contemporâneo à Broadway, de composições de Glenn Miller ao Rock. Sim, leram bem, ao Rock! O que se ouviu esta noite dessa banda que encheu por completo este palco da cultura bejense foi realmente notável!

Esse tipo de bandas tem tido uma evolução, ou melhor, uma adaptação para acompanhar os novos tempos. Tal como no Fado onde foi introduzido uma guitarra para produzir sons mais graves, nas bandas militares fora introduzido já há algum tempo o contrabaixo. Por ter a altura que tem, é carinhosamente chamado de contrabicho! Além disso já é frequente encontrar nesse estilo de música a participação de uma bateria, e, como verifiquei com surpresa, uma guitarra eléctrica baixo, com amplificação directa mesmo lá no palco. Posso considerar este facto uma evolução dos tempos já que o “contrabicho” também é chamado de guitarra baixo. Esse instrumento entrou em cena na reprodução de música celta com excertos do famoso show Lord of the Dance. No fim, e para satisfazer a insistência do público que aplaudiu longamente de pé, lá essa banda continuou a surpreender tocando um medley Rock!

Mais palavras para quê! Simplesmente, adorei!!

2 Comments:

At 29 novembro, 2008 12:07, Anonymous Anónimo said...

onde tens andado? Ao tempo que as bandas militares se renovaram e criaram um nivel técnico que encanta quem as ouve. Este ano já passaram pelo Pax também a OLE e a banda militar de Évora e em qualquer dos espectaculos a sala esteve cheia e o público aplaudiu efusiaticamente. Os militares já não são uns tipos que estão fechados nos muros a desenvolver a táctica do quadrado, sabias? Pois, não sabias... mas assim ficaste a saber e pelo que leio, gostaste!
DB

 
At 29 novembro, 2008 12:41, Blogger Zig said...

DB:
Tenho andado...por aí! Mas não sou o único que tinha essa opinião, já que normalmente esse tipo de música era confinada a malta militar. Ainda bem que se abriram ao grande público, porque se não fosse assim duvido muito que o ministério da defesa disponibilizava verbas para manter um tão grande leque de músicos e a sua respectiva logística das 3 principais bandas existentes desse tipo em Portugal...peeeenso eu de que...

 

Enviar um comentário

<< Home