sábado, 29 de novembro de 2008

A Revolta da Rodapé

Mas que luxo! “Concedi-me” dois dias seguidos para visitar espectáculos no nosso Pax! Hoje foi a vez de visitar uma actuação do Homlet - Grupo de Tteatro da Capricho. Encenado pelo “tausendsassa” David Silva, a peça “A Revolta da Rodapé” se insere numa trilogia que começou com “A Revolta dos Desenhos” e terminará, já com estreia marcada em Dezembro, com “O Triunfo do Cabeçalho”. São peças vocacionadas para um público infantil, pensadas para os incentivar para a prática da leitura.

Pois, perguntam vocês, o quê é que um “cota” como eu anda lá a fazer? Primeiro, não fui o único cota que por lá andou, o que me descansou bastante! Segundo, gosto de visitar peças feitas por bejenses e divulgá-las aqui. E, last but not least, gosto de rir, gosto de ver actuações bem-humoradas! Além disso, e sem menosprezar os profissionais, esse grupo é composto por actores amadores, facto que valorizo bastante já que sou um pouco entendido nessa “coisa” do amadorismo!

Como não tinha visto a primeira parte dessa trilogia, estreada, tanto quanto me recordo, em Maio deste ano, andei um pouco à toa nos primeiros minutos. É uma história sobre um livro em que os vários “componentes” que nele normalmente fazem parte como os desenhos, margem etc., tinham um “papel” activo nessa peça, estando representados pelos actores do grupo. Vestidos quase todos de branco, utilizaram a sala (Estúdio) toda para mostrar que o (a) Rodapé também tem uma palavra a dizer nesse livro imaginário. Ela (a Rodapé) quis exercer o seu poder para eliminar os outros participantes nesse livro para recriá-lo à sua maneira. Claro que não fora muito bem sucedida, senão, essa trilogia acabava por aqui! Esperamos ansiosos pelo final dessa história!

Esse grupo está num bom caminho, os meus parabéns. Sei que no futuro estão a planear uma peça mais “a sério”, uma versão do conhecido drama Romeu e Julieta!