quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Bye bye Bush, hello Obama!

Á medida em que o dia avança vai-se percebendo o alcance da vitória de Obama sobre McCain! Á medida que a poeira dessa estrondosa vitória assenta nasce no mundo uma nova esperança, a esperança por dias melhores! Certo, esta eleição aconteceu nos longínquos EUA, só que, esta eleição atinge o planeta inteiro já que se trata da maior potência do mundo, em quase todos os aspectos!

Mesmo que esse novo presidente apenas seja endossado a 20 de Janeiro do próximo ano, é inegável que a mudança já começou. É que, desde há quase 50 anos que os americanos não votavam tão maciçamente e, claro, a maior mudança é sem dúvida o facto de, pela primeira vez na bicentenária história desse país, o próximo inclino da casa branca ter uma cor diferente que não seja a da branca!

Essa votação expressiva para mim traz um sinal claro! Os americanos, tal como os europeus, já estavam fartos da “velha guarda” representada pelo clã Bush que certamente iria continuar por McCain, mesmo que entre eles existam muitas divergências. A recente crise económica que avassalou esse estado da América do Norte terá dado o seu contributo, mas não é certamente a única razão. O mundo necessita de pessoas novas e as populações precisam de se agarrar a uma nova esperança porque continuar no mesmo rumo só nos levava ao abismo!

Claro que o “mundo restante” também não ficou indiferente a essa vitória. Até Hugo Chavez fez saber que pretende retomar as conversações com os americanos, interrompidas por ele próprio! As mais evasivas saudações vêm do mundo de língua inglesa como por exemplo do país “down under”, da Austrália. O chefe de estado desse país feito continente fez saber que Obama “conquistou o sonho de uma América onde os homens e as mulheres serão julgadas não pela cor da sua pele mas pela sua personalidade”. Falando pela Europa, o carismático presidente francês felicita-o calorosamente e diz que essa vitória brilhante comporta uma imensa esperança.

Mais contidos nas felicitações naturalmente estão os israelitas já que os republicanos americanos sempre foram incondicionais apoiantes da causa hebraica, apoio que os democratas também mostram mas com algumas condições! Completamente indiferente parece estar apenas e só um estado no mundo! Qual? Claro, o Irão! A única reacção obtida deste estado islâmico fundamentalista é a afirmação que a vitória de Obama significa o fracasso das políticas de Bush! Ora, mas que grande descoberta...

Por cá, em conversas com amigos, a esmagadora maioria saúda a vitória de Barack! Naturalmente que há “vozes” que afirmam que tudo que nos chega por essas “bandas” não é boa coisa! Respondo a pessoas assim que têm uma visão curta, que não sabem ou não querem saber dos acontecimentos que os rodeiam! O mundo está cada vez mais global, e muito que acontece fora dos nossos horizontes pode afectar-nos também! Assim, espero que essa grande esperança por dias melhores chega também ao nosso país e que nos faça levantar dessa letargia já quase histórica!