quinta-feira, 8 de maio de 2008

Musicóle VI

Desta vez, e de novo, algo completamente diferente: os instrumentais. Nos anos 70, qualquer grupo ou artista a solo que tinha nome publicava de vez enquanto uma canção em que não intervinham vocalmente, tocando apenas com os instrumentos que a banda tinha ao seu dispor!

É que, desde dos meus anos primórdios de “musicólogo”, tinha sempre uma certa preferência para este tipo de músicas. Lembro-me bem ter estado, aos meus 15 ou 16 anos, frente ao meu rádio gravador, mal começava a tocar uma bonita música carregava logo no botão da gravação. Pois, depois entrava a voz nessa canção para estragar tudo! Este facto, claro, não acontecia nestas três peças que vos apresento aqui hoje:

Abba – Intermezzo no.1 (1975)

Foi a primeira canção desses suecos totalmente sem vozes. Apresentado como uma “rock fusion” é considerada por alguns uma das melhores canções de sempre desses famosos nórdicos!

Sailor – Jacaranda (1976)

Para mim, a melhor deste “trio”. Este grupo usava para esta canção uma harpa e o seu famoso Nickelodeon, um instrumento parecido com um piano, mas modificado por esses ingleses de uma forma bastante original!

Elton John – Song for Guy (1978)

Um senhor que dispensa apresentações. Não totalmente instrumental (canta uma pequena frase: life isn’t everything...), foi um tributo a um colaborador (Guy Burchett) de uma companhia discográfica, falecido num acidente de moto...

Tenho quase a certeza que vocês já ouviram estas canções nalgum lado e não sabiam quem é que as tocava ou qual é o nome! Deliciem-se!