quarta-feira, 21 de maio de 2008

Comentário

Este é um comentário deixado pela Bixus da Associação Cantinho dos Animais de Évora ao meu texto sobre a nossa última campanha de adopção. Qualquer semelhança da situação vivida em Évora com a nossa é mera coincidência...


""Ao ler as tuas palavras tive um dejá vu...
Antes de mais, acho que a culpa não foi tua...
Ambos sabemos o que implica organizar campanhas deste género e uma só pessoa não dá para tudo...
Não vou comentar os dissabores da "escolha" do local ou a questão da montagem e desmontagem da tenda, mas sim o facto de não teres voluntários para te ajudar.

No Cantinho de Évora somos, basicamente, 5 pessoas a fazer tudo! Temos alguns voluntários mais assíduos, que comparecem quando são chamados, mas em termos de concepção, organização e gestão somos só nós.
Como tu sabes, mas a maior parte das pessoas não, o que dá trabalho é exactamente isso: é pensar no que se pode fazer, como fazer, tratar da logística, etc. E também somos nós que asseguramos a presença, às vezes por turnos, outra a tempo inteiro. Todos nós trabalhamos a tempo inteiro, com horários diferentes uns dos outros, e é nos nossos tempos livres que podemos organizar tudo.

Sempre que organizamos uma campanha pedimos a colaboração de outras pessoas, e posso-te dizer que muita gente nos contacta a dizer que quer ajudar, que está disponível naquele dia e que vai comparecer. Confirmamos várias vezes, avançamos com a actividade e no final sabes quem comparece? Os mesmos de sempre! A maior parte das pessoas não entende o que implica "ser voluntário" e pensa que, por isso, pode pura e simplesmente não aparecer sem avisar! Sem ter a noção de que às vezes isso compromete a actividade e mexe com até com a vida pessoal dos outros, pois alguém terá que assegurar o turno dessa pessoa...

Em relação à não adopção, acho que pode ter a ver com a altura do ano... A nossa última campanha também não correu nada bem... Está a chegar a altura das férias e as pessoas não se querem comprometer...
No vosso caso é diferente, pois têm um prazo apertado, mas no nosso, estamos à espera da autorização da CME para fazer uma campanha durante a feira e depois não fazemos mais até Setembro.

Bem, o meu comentário já vai longo (embora houvesse muito mais para dizer), mas quero-te deixar uma mensagem de ânimo e força para continuares a fazer um bom trabalho! E para não desanimares, mesmo que pelo caminho continuem a surgir imprevistos!""

2 Comments:

At 21 maio, 2008 21:25, Blogger Van Dog said...

Boa!
(só uma nota: o que é óbvio para vocês, bem como para quem está envolvido neste tipo de acções, pode não ser nada óbvio para potenciais voluntários. De vez em quando um apelo directo à participação de voluntários - como estão agora a fazer - pode realmente ajudar.)

 
At 22 maio, 2008 00:03, Blogger Zig said...

van dog:

Estivemos agora reunidos no seio da associação, e um dos pontos discutidos era mesmo esse, os voluntários. Temos alguns já interessados em nos ajudar, o que é preciso é cativá-los!

Já agora, vamos tentar fazer algo nunca tentado, ou seja, fazer 3 (!) campanhas de adopção, só no mês de Junho, e em 3 lugares diferentes e sempre ligados a um grande acontecimento (Rastafest e Taça de Portugal em Dança Desportiva). Mas isso, claro, só em conjunto e com a ajuda de muita gente...

 

Enviar um comentário

<< Home