domingo, 18 de maio de 2008

Amigo do Ambiente!



É sabido que as preocupações ambientais estão a ser muito falados! Ainda há 20 anos, ninguém, ou quase ninguém se preocupava com estas questões, hoje em dia, até um ministro do ambiente existe! Logo, essas preocupações entram em todas as áreas da nossa vida, e também, claro, na publicidade!

Ultimamente, todo e qualquer anúncio para um novo automóvel mete o ambiente, ou melhor, um automóvel que não seja designado como amigo do ambiente hoje em dia já não vende! Ainda bem, diriam vocês, mas eu não estou dessa opinião! Porquê? Um automóvel amigo do ambiente, no verdadeiro sentido da palavra, (ainda) não existe! Todos os automóveis poluem, menos do que antigamente, é certo, mas poluem. Não existem motores de combustão com emissão zero, até o mais moderno motor não chega lá! Depois, depende sempre do “pé” de cada um. Quando mais se acelera, mais polui! Paradoxalmente, até classificam automóveis muito potentes de amigos de ambiente! Depois, há sempre o desgaste dos pneus, o queimar do óleo do motor, e as avarias! Mesmo o mais moderno automóvel do mundo um dia vai avariar, começa a queimar mal, logo, polui. Depois, o combustível. A sua extracção, transformação e armazenamento também não é nada amigo do ambiente. É sabido que alguns (felizmente cada vez menos) super petroleiros lavam os seus tanques em mar aberto, por vezes há acidentes no transporte, etc.

Voltando ao automóvel. Qual é a solução? Só um carro eléctrico! Hoje em dia, já existem tecnologias, que, se fossem devidamente exploradas e modificadas, possibilitariam a construção de um veículo totalmente eléctrico e com as prestações de um carro com motor de combustão de hoje em dia! Sim, isso mesmo. Estão, porquê é que não se começa a produzir esses automóveis em grande escala? Já existem, mas são, ou muito caros, pouco potentes ou com pouca autonomia. A razão reside nos tão famosos lobbies! Toda essa enorme rede mundial de bombas de gasolina nas estradas desapareceria! As grandes marcas de produção de combustível já não fariam esse enorme lucro que fazem nestes tempos. Toda essa enorme máquina de fazer dinheiro à custa dos automobilistas acabava. Logo, vá de continuar a produzir automóveis com motores de combustão, e vá de investigar, mas muito pouco, e com passos muito pequenos, só para dizerem que estão preocupados com o ambiente!

Automóveis amigos do ambiente? Uma ova!

2 Comments:

At 19 maio, 2008 23:29, Blogger Van Dog said...

Vou-te mandar um mail a este respeito...

 
At 20 maio, 2008 00:23, Blogger Zig said...

van dog:

Obrigado! Já li e já reenviei! Realmente, é muito interessante e estranho ao mesmo tempo!

 

Enviar um comentário

<< Home