quarta-feira, 28 de maio de 2008

Acontece(u) em Português

Visitei esta noite o Acontece em Português no auditório da Biblioteca de Beja, e, aconteceu que se falou da blogosfera em geral. Claro, um mundo desses não cabe apenas em pouco menos do que 2 horas, por isso, em meu ver, muito ficou por falar. Na mesa dessa sala estiveram presentes muitos “pesos pesados” da blogosfera nacional, e, cada um por si, falou da sua experiência nessas “lides” (gosto desta palavra). Como cada blog é (maioritariamente) individual, não se pode meter essa blogosfera “no mesmo saco”, e, talvez por isso, a razoável audiência pouco participou, por grande estranheza minha. Também, estavam lá sentados os “mestres” da matéria, por isso, dizer o quê?

Talvez ali se percebeu que a blogosfera não é algo facilmente classificável, não é uma classe unida e muito menos existe um blogger “tipo”, não há nenhuma maneira de classificar uma pessoa que escreve nesse meio de divulgação gratuita. Por falar em gratuito. Falou-se nesta noite no anonimato. Disse-se que um blog de um autor que não quer ser reconhecido, não o será de facto. Bem, para quem já trabalhou em certos lugares, essa é uma questão completamente falsa. Um blog é um site, ou um sítio, e esse sítio tem que ter isso mesmo, um lugar onde está instalado, ou seja, num servidor. E nesse servidor é muito fácil para o “alojador” descobrir de quem é um certo e determinado blog. Mas, por outro lado, para quê é que ele quer (como por exemplo a Google) saber de quem é um certo e determinado blog entre largos centenas de milhares de outros blogues?

Esse era um dos assuntos que gostaria de ver debatido nessa sala, tal como a questão das audiências. Existem sites na net que contam essas mesmas audiências, como é sabido. Depois, há programas que amplificam essas mesmas audiências para um número que se deseja, funcionam do tipo “eco”, ou seja, um visitante é contado a dobrar ou triplicar. Claro que, para um bloguezeco como o meu é indiferente o número de visitantes, mas para certos e determinados blogues políticos essa questão já não é assim tão indiferente!

No fim da noite, e talvez em jeito de a salvar, Carlos Pinto Coelho fez uma pequena e humorística confissão! “Convocou” esta mesa de peritos da blogosfera para aprender ele mesmo algo mais sobre este fenómeno que são os blogues, porque há anos anda a brincar com a ideia em criar um também. Só lhe posso responder assim: força nisso!

15 Comments:

At 28 maio, 2008 00:34, Blogger noctivaga said...

não tive possibilidade de ir ouvir o H e ver o ZIG. Fiquei com pena mas...
Mudando de assunto SR ZIG então como é que é? BLOGUEZECO só há um, o meu e mais nenhum :).

 
At 28 maio, 2008 00:51, Blogger Zig said...

noctivaga:

Bem estranhei a tua ausência (penso que já sei quem és...)

Ao pé desses "pesos pesados", todos nós temos apenas um bloguezeco :)

 
At 28 maio, 2008 11:07, Blogger jocasipe said...

Tive agendado ir assistir, mas outros valores imperativos se levantaram...

 
At 28 maio, 2008 13:29, Blogger b@be said...

oh Zig... e porque é que não perguntaste o que agora questionas... era esse o o objectivo do debate...
sim porque eu também lá fui! e acho que tavas sentado mt perto de mim! :)

 
At 28 maio, 2008 17:40, Blogger Zig said...

jocasipe:

Também estive quase em não ir...

babe:

Sabes, sou muito tímido...

Eras a pessoa que estava sentada mesmo à minha frente, ou uma fila atrás de mim?

 
At 28 maio, 2008 18:07, Blogger b@be said...

á frente Zig! :)

 
At 28 maio, 2008 20:26, Blogger Van Dog said...

Estou a ver que isto em Beja é uma emoção! Há lugar para mais um?? :)

 
At 28 maio, 2008 20:36, Blogger b@be said...

@van dog - eu cá acho que há sempre lugar para mais um!!

 
At 29 maio, 2008 10:08, Blogger Zig said...

babe e van dog:

Aqui há lugar para todos :)

 
At 29 maio, 2008 19:16, Anonymous Anónimo said...

Foi uma noite muito bem passada!

E não tens nada um bloguezeco, pá...

Abraço!

 
At 29 maio, 2008 22:20, Blogger Zig said...

rcataluna:

Em comparação com os blogues dos "pesos pesados" tenho...

 
At 30 maio, 2008 12:43, Blogger H said...

Por acaso, em conversa privada, alguém muito respeitável comentava comigo que achava o Blog(ue) do Zig o mais interessante da cidade, por permitir a quem está longe acompanhar tudo o que acontece por Beja!

 
At 30 maio, 2008 15:12, Blogger Zig said...

h:

Ó caro amigo, mas que grande exagero! Bem gostaria de ter um blog assim, mas qualquer das maneiras, agradeço as palavras desta pessoa!

 
At 30 maio, 2008 15:40, Blogger H said...

Zig - se estou fora, o primeiro blogue que leio é o teu, porque consigo "ler" o que vai acontecendo pela cidade! E,, não sou gajo para andar a esbanjar elogios: como com as notas.. baixas, baixinhas..

 
At 30 maio, 2008 16:41, Blogger Zig said...

h:

Obrigado :)

 

Enviar um comentário

<< Home