segunda-feira, 10 de março de 2008

Sabiam?

Muita gente já se terá interrogado sobre a razão da Páscoa ser tão cedo este ano! A razão é simples. Esta festa cristã que celebra a ressurreição de Cristo (antes era uma festa judaica que celebrava a libertação do seu povo da escravatura egípcia) é de data móvel, cujas regras foram fixadas no longínquo ano de 325 d.C. pelo Concílio de Nicéia que foi convocado pelo primeiro imperador romano que aderiu ao cristianismo (Constantino I) que reuniu vários ramos desta religião nessa altura.

Nessa reunião se estabeleceu que a Páscoa se vai realizar sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia do início da primavera, ou também designado como equinócio (latim, quer dizer noites iguais) da primavera. Ora, nessa altura deste ano de 2008 acontece uma lua cheia e no domingo a seguir, dia 23, é a Páscoa. Por outro lado, o permitido possível dia mais longe do início da primavera é o 24 de Abril. Como curiosidade, a última vez em que a Páscoa calhou ao mesmo dia foi em 1913, e a próxima será apenas no século seguinte! A última vez em que a Páscoa calhou em 22 de Março foi em 1818, e a próxima será apenas daqui a 2 séculos! A próxima altura em que a Páscoa calha à data mais longe possível acontecerá já em 2011 (24 de Abril).

Já agora, e para apanhar a deixa, a festa do Natal foi fixada para o dia 24 de Dezembro pela razão de que os dias nessa altura começam a ser mais longos (a mudança acontece a 21 de Dezembro, no solstício do inverno quando o sol está mais longe da terra); e porque nesse dia durante a era romana acontecia uma festa que comemorava precisamente este acontecimento também. Os cristãos, porém, reverteram este facto como sendo a festa do nascimento de Cristo.

4 Comments:

At 10 março, 2008 21:58, Blogger Van Dog said...

Boa! Já me tinha questionado porque é que este ano é tudo tão cedo.

 
At 10 março, 2008 23:59, Blogger Zig said...

van dog:

Este assunto foi falado pela enciclopédia ambulante que é o nosso Padre Cartageno durante a viagem de autocarro de Beja para Fátima. É sempre bom (re)aprender coisas novas.

 
At 12 março, 2008 10:51, Blogger jocasipe said...

Já aprendi qualquer coisa hoje!

 
At 12 março, 2008 11:26, Blogger Zig said...

jocasipe:

:)

 

Enviar um comentário

<< Home