Tabaco
Embora sendo uma das minhas “bandeiras”, tenho me metido da retaguarda no que toca a assuntos ligados à nova lei do tabaco, pelo menos, desde que ela entrou em vigor! Vou ainda manter-me assim, apenas quero aqui colocar uma só questão! É sabido que existem lugares em Beja onde se pode dar largas a esse vício, cafés e restaurantes cujos donos pensam ter reunido as condições legais para tal possa acontecer! Mas, sabendo de um caso de um café em que exista apenas uma pequena ventoinha na janela que o dono desse lugar chama de ventilação suficiente, pergunto apenas e só isso: Será que os lugares em que se pode fumar estão oficialmente aprovados para tal facto? Creio que não! Será que o legislador tem capacidade para vistoriar todos os cafés e restaurantes do país sobre a dita lei do tabaco? Creio que não! Sei apenas que há zonas em Beja em que essa lei está a gerar grandes contradições, já que o vizinho ao lado permite que se fumem no seu estabelecimento, e aquele que proibiu a fumaça, está agora às moscas!
Eu sei, eu sei, devia de estar calado, já que no meu café habitual não se pode fumar! É um descanso já não ter que estender o casaco após cada hora de almoço, sair dali igual ao que entrei, tirando que tenho a barriga mais cheia, pois claro. No entanto, e considerando que essa lei foi das melhores coisas que já aconteceram em Portugal, temo que essa mesma lei fique por aí por falta de fiscalização adequada. Não vejo o cidadão comum fazer esse papel, ser bufo é feio e os tempos da Pide acabaram não faz assim tanto tempo! Também não vou ser eu a denunciar os casos, tenho mais que fazer!
Existe um bom site na net que explica a nova lei do tabaco de uma forma esclarecedora.
Foto daqui
8 Comments:
Zig, pelo que me parece, é a própria lei que não é esclarecedora, pois tenho ouvido dizer que ninguém sabe bem que tipo de extractor de fumo ou mecanismo é aprovado pelas entidades competentes para que um local o possa ter e, deste modo, agradar á clientela fumadora. Até estou de acordo com a lei, embora fume, mas acho que não podemos cair numa de extremos e apontar os dedos a quem fuma, como se de repente essas pessoas passassem a criminosos de um dia para o outro. Penso é que em primeiro lugar as dúvidas dos comerciantes devem ser esclarecidas pois está no direito deles também optar se querem ou não ter clientes a fumar lá dentro. Após o esclarecimento total aos comerciantes devem ser feitas vistorias e talvez entregue algum tipo de certificado que sirva de prova em como o local respeita as normas e tem o equipamento correcto para extrair o fumo.
Não te esqueças que há a ASAE!...
vampirella:
Olá amiga, tudo bem?
Bem, ao contrário de outras regiões em Portugal, em Beja não houve sessões de esclarecimento, houve apenas a distribuição da lei e de alguns autocolantes. Há muita gente entendida que critica essa lei por isso, pela falta de esclarecimentos. Paciência...
van dog:
Duvido muito que existam agentes dessa 4º força de poder em Portugal suficientes para verificar todos os cafés e restaurantes. Se calhar, após alguns meses, vão para a província lixar os proprietários dos estabelecimentos pelo não cumprimento da lei. É o habitual! Do tipo: Ai é, não sabias? Então, que tal, se te tivesses informado antes!
Zig eu também sou fumadora mas concordo com a lei. Já reduzi dráticamente. Mas deixar de fumar não deixo porque, não sendo fumadora compulsiva, dá-me um enorme prazer fumar um cigarrito. O que é que eu hei-de fazer. Cada maluco com a sua...
noctivaga:
Então, essa nova lei já teve um efeito positivo, já está a fumar menos!
Cada um tem a sua, cada um tem o seu vício, o meu é estar sempre apaixonado, o quê é que hei de fazer?
Confesso-me fumador! Confesso ainda que concordo com a lei na sua generalidade. Sou cumpridor e deixei de fumar no local de trabalho. Fumo muito menos isso é ponto assente.
Mas, também vou menos ao café, e quando vou tenho o cuidado de escolher aquele onde se pode fumar, mesmo que o meu café habitual esteja ao lado, e agora também às moscas. Como dizia o outro, "é uma vaca de 2 legumes".
@Zig - Há uma imensa diferença entre o que a lei diz, mesmo na interpretação mais absurda e o que alguns querem ler na lei!
Também (com excepção da lista) tenho estado quase calado sobre a lei! Mas, quinta irei dedicar-lhe a crónica! E... não serei meigo!
Abraço!
jocasipe:
Tal como disse à Noctivaga, a lei está a ter efeitos positivos, fumas menos e ainda bem!
Se calhar, estamos a falar do mesmo lugar, uma rua que tem 2 cafés quase lado ao lado, num se fuma e no outro, não. O último está praticamente às moscas, e o primeiro, tanto quanto sei, está tudo menos do que em conformidade com a lei no que toca a extracção de fumo...
H:
Como em tudo, há sempre duas interpretações de uma lei tão, digamos, inovadora e controversa ao mesmo tempo! Eu, como não fumador, saúdo-a categoricamente. O fumador tem que se sujeitar a ela, quer queira, quer não. Na situação pior estão os proprietários dos estabelecimentos que ficaram com a fava. Se proíbem, fogem alguns clientes. Se permitem, não sabem se estão em conformidade com essa lei, ou não!
Se me permites e dado ao grande alcance que as tuas crónicas no Correio Alentejo têm, podias aproveitar para lançar uma ideia, ou um repto, para que os fumadores aproveitarem essa nova lei para tentarem deixar esse vício, dito por palavras que só tu sabes!
Enviar um comentário
<< Home