sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Das Märchen – I acto

As I write, está a passar o segundo acto da ópera Das Märchen no ecrã do Pax Julia. Apenas fui ver o primeiro, já que estou cansado e um pouco engripado, só lá consegui ir à base dos (fabulosos) comprimidos Antigrippine. Infelizmente, esta aposta cultural conseguiu cativar poucas pessoas, que, ainda por cima, se foram “reduzindo” para cerca a metade durante esse primeiro acto. Em minha opinião, essa ópera em si é, no mínimo, de gosto discutível, muito pesada, demasiadamente moderna e pouco cativante para um público pouco conhecedor dessa arte.

Como é sabido, Das Märchen é inteiramente cantado em alemão. Penso que os solistas são maioritariamente de origem alemã, e gostei bastante, por exemplo, da solista vestida de branco (não, não é o bispo da Oratória…) na última cena desse primeiro acto. Para melhor entender essa língua teutónica, a produção se lembrou, e ainda bem, em legendar toda a obra! No entanto, a tradução deixou muito a desejar! Tanto quanto (muito vagamente) ainda me lembro, fünfundzwanzig ainda é vinte e cinco, e não vinte e quatro! Muitas partes do coro (que certamente não eram alemães…) ficaram sem tradução tal como muitas segundas vozes. Assim não!

Excelente foi, sem dúvida, o som dessa transmissão! Com grande fidelidade, muito bom e limpinho! A imagem decepcionou pela pouca definição! O sinal chegou de Lisboa apenas como sinal normalíssimo de TV, ou seja, em 4:3 e com fraca resolução. Depois amplificado para o ecrã de cinema fica bastante desfocado. Com todos os meios que a RTP dispõe, porquê é que não se gravou essa peça em Pal Plus (16:9) e, já agora, em alta definição! Já que essa peça custou 1 milhão de €, o quê é que são mais 10 ou menos 10 mil…

De resto, e em estilo de resumo, penso que foi uma experiência bem conseguida, falta apenas limar algumas arestas. Quanto à segunda parte, ou segundo acto, espero pela transmissão em diferido na RTP2!

6 Comments:

At 25 janeiro, 2008 23:40, Blogger Van Dog said...

Compreendo que seja preciso algum "estofo" pra assistir...
As melhoras, Zig!

 
At 26 janeiro, 2008 00:00, Blogger Zig said...

van dog:

Obrigado, a cama já está à minha espera!

 
At 26 janeiro, 2008 00:23, Blogger RCataluna said...

A impressão que eu tenho é que para se ouvir Emanuel Nunes tem de se estar com disposição para. Digo eu...

As melhoras!

 
At 26 janeiro, 2008 12:26, Blogger Zig said...

rcataluna:
Deve ser por isso que muitos desistiram e apenas meia dúzia tiveram a coragem para enfrentar o segundo acto!

Obrigado!

 
At 27 janeiro, 2008 16:38, Anonymous Anónimo said...

Zig:
Mas como é que se pode gostar daquilo?
Estava à espera de MÚSICA, de CANTO e o que mais ouvi foram uivos, urros e coisas do género.
Mais uma vez fui apanhado desprevenido; e uma vez mais me veio à ideia a história de «o traje novo do rei»: só os inteligentes o vêem...
Decididamente, não consigo vislumbrar arte nestas «manifestações artisticas»(?) modernas.
Quanto a mim FOI UMA GRANDE SECA!!!

Boas melhoras para a tua gripalhada!

NGaitinha

 
At 27 janeiro, 2008 18:55, Blogger Zig said...

NGaitinha:

Não iria tão longe em chamar essa peça de grande seca, no entanto, a minha opinião também se aproxima bastante dessa "designação".

Mesmo assim, esse primeiro acto teve um ponto alto. Se calhar já tinhas saido nessa altura, porque no fim cantou uma soprano com uma voz divinal. Musicalmente falando foi mesmo o único momento positivo!

A gripe já está melhor, obrigado. Agora passou à (habitual) constipação que pode durar semanas...

Até quinta!

 

Enviar um comentário

<< Home