sábado, 15 de dezembro de 2007

Sinais de...

...esperança! Finalmente, após mais de 40 anos de nenhuma mudança, um estado dos EUA aboliu a pena de morte, convertendo-a em prisão perpétua sem recurso. O estado em causa é a Nova Jérsia, que, ao contrário de mais de 30 outros estados e inúmeros condados onde vigora essa pena de morte, quer com esta abolição dar um claro sinal de esperança para por fim a essa barbaridade. Como é que um país como os EUA mantém essa “solução final” quando ao mesmo tempo são os maiores defensores dos Direitos Humanos?

Mais informação sobre o tema e sobre datas de abolições da pena de morte em outros estados aqui


...longevidade. O cineasta mais velho e ainda no activo do mundo, Manoel de Oliveira, comemorou no passado dia 12 de Dezembro o seu 99º aniversário. É obra! Podemos sempre dizer no nosso já habitual bota-abaixismo que nunca terá trabalhado arduamente, ou então, nunca se “chateou” lá muito com o seu trabalho e por isso chega até a essa idade ainda no activo. Pois, claro, mas com esta idade, ou muitíssimo mais cedo, a maior parte das pessoas já não faz mas é nada, descansa na merecida reforma. Pois então, a pergunta que se levanta é que se ele continua a trabalhar até ao seu 100º aniversário. A resposta, e muito mais, a ler aqui


...recordação. Confesso que não conheço quase nada dessa senhora. Cinema antigo não é o meu forte, não o foi na Alemanha e não o é cá em Portugal. Falo de Beatriz Costa que, se ainda estivesse viva, faria no dia 14 de Dezembro 100 anos! A “Menina da Franja” nasceu perto de Mafra nesse dia do ano de 1907, e logo aos 15 anos se estreou numa revista teatral. Passou pela Opereta para ingressar aos 20 no cinema. Faleceu aos 88 anos.

Para quem tiver interesse, clicar aqui para ver a Biografia dessa referência portuguesa nessas artes de palco e do grande ecrã.