quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Turismo - Lua

Tal como previsto e já previamente ameaçado, o governo aprovou hoje, em sede de Conselho de Ministros, uma redução de regiões de turismo de 19 para apenas cinco. Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve são as novas regiões, apostando ainda em outras cinco zonas com potencial turístico como por exemplo no Litoral Alentejo ou Alqueva.

Sobre o “manto” da racionalização de recursos, Beja perde assim mais um serviço, mais uma entidade que tinha dado até agora boa conta de si. Curiosamente, essas sucessivas saídas de instituições ou serviços são aceites pela maioria dos que nos regem, mas o certo é que Beja fica de novo um pouco mais pobre. Além disso, prevejo desde já a existência de mais um prédio abandonado na Praça da República….

A segunda notícia da qual vos quero falar esta noite é a retoma da exploração lunar por parte da NASA. Nem mais! Um projecto avaliado em mais de 250 milhões de € (!) e integrado no programa Discovery dessa agência espacial, vai mandar para a órbita lunar um satélite que vai medir, durante um ano, as estruturas desse planeta até ao seu núcleo através de raios X. Essa missão, que interrompe uma pausa de 30 anos na exploração da lua, quer estudar a existência de possíveis recursos para uma eventual futura implantação de uma estação permanente nesse satélite natural da terra. Pelo menos, um regresso de um “man on the moon” está previsto para 2020….