sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Avenida Europa


Como europeísta convicto que sou, vejo sempre com bastante interesse o programa “Avenida Europa” transmitido pela RTP habitualmente às sextas-feiras pelas 21 horas. No programa de hoje fez-se uma comparação dos preços de custo de vida entre vários países, e sempre em comparação com o nosso. Alimentação, vestuário, educação e restauração, mas também os custos de aquisição de electrodomésticos, automóveis ou casas de habitação.

Claro que um programa desses se tem que restringir a cidades grandes como Lisboa, Munique ou Viena na Áustria. Por falar em Munique! Que saudades tenho eu dessa cidade! Adoro de passear por esse lugar tão emblemático e bonito, seja de carro ou a pé! É mesmo considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida em todo o mundo, e posso confirmar essa distinção já que se encontram espaços verdes a cada esquina!

Outros países, outros costumes, ou talvez não! No Luxemburgo, o emigrante português tem por hábito beber a famosa bica nos inúmeros cafés e restaurantes portugueses ali existentes. Custa é 2 €! Mas para quem ganha 4 mil € mensais, ou até mais, o quê é isso! Uma outra curiosidade existe na Holanda onde normalmente não se almoça como por cá, umas sandes são suficientes….

É sabido que em países como a Alemanha ou Áustria a vida está mais cara! Está? A realidade diz que não! É que, a alimentação é ligeiramente mais cara do que em Portugal, mas em comparação se ganha incomparavelmente mais nesses países! E com automóveis e combustíveis mais baratos do que por cá, o nível dessa vida é mesmo melhor! Claro que não o é para todos, mas em geral, é!

Este programa de hoje coincidiu com o fim da presidência portuguesa da Europa. Um sorridente Sócrates anunciou hoje a abertura do espaço Schengen a mais 9 países, maioritariamente para os do ex bloco do leste! A partir de agora é possível andar de automóvel de Portugal até a longínqua Estónia sem ter que passar por um único controlo fronteiriço! Bem me lembro das minhas viagens no início dos anos 80 em que tinha que me sujeitar a inúmeros e prolongados controles alfandegários, isso faz agora definitivamente parte da história europeia, e ainda bem! Agora falta só esse sorridente PM voltar para Portugal e tratar de políticas que nos unem em definitivo à Europa!

2 Comments:

At 22 dezembro, 2007 11:42, Blogger RCataluna said...

Belíssimo post, meu caro. Confesso que não conheço o programa, a ver se lhe dou uma vista de olhos.

Um abraço!

 
At 22 dezembro, 2007 12:35, Blogger Zig said...

rcataluna:
Obrigado, caro amigo!

É um excelente programa, vais ver que vale a pena assistir!

 

Enviar um comentário

<< Home