sábado, 28 de julho de 2007

Híbrido


Texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados

Podem não concordar comigo, mas esta notícia é das mais importantes dos últimos tempos no que toca ao meio ambiente! O segundo maior construtor automóvel mundial e simultaneamente o maior fabricante de veículos híbridos, a Toyota, anunciou que todos os seus automóveis novos serão híbridos até ao ano de 2020!

É uma meta muito ambiciosa e que deixa antever que o princípio do automóvel híbrido, ou seja, dois sistemas de motores, está para durar. Ainda não há nenhum sistema viável e principalmente pagável para o consumidor final que tivesse apenas e só um motor totalmente não poluente!

O sistema actual, e já milhares e milhares de vezes comprovado nas estradas, tem um motor moderno a gasolina (penso que também existe a gasóleo) em combinação com um motor eléctrico. Com as baterias carregadas, o automóvel é movido a baixas velocidades apenas pelo motor não poluente, e se fizer falta a força física, entra o motor de combustão em cena. Em descidas, esse motor carrega as baterias e se eles estiverem fracas, o motor a gasolina se encarrega dessa tarefa também.

Mas a evolução não para! Daqui a cerca de três anos, a Toyota (que é por acaso a minha marca preferida....) prevê lançar um híbrido que tem, para além de todas essas características, a possibilidade de circular por cerca de 13 km apenas com a força das baterias que podem ser carregadas através de uma simples tomada de 230V! Quando essas baterias estiverem gastas e o veículo ainda estiver em circulação se ligará o motor a gasolina. É, por assim dizer, um 3 em 1! Para alguém que efectua apenas curtas distâncias (por ex. eu!), este automóvel seria o ideal.

Foto (aparada por mim) de Scott Jacobs

7 Comments:

At 28 julho, 2007 12:06, Anonymous Anónimo said...

Estava na hora de alguém puxar pela evolução no mercado automóvel! Ninguem melhor que a Toyota para o fazer. Apesar de por vezes andar atrás da concorrencia nos aspectos relacionados com design (estou a excluir a sua marca Lexus que é um espectáculo!), a tecnologia aplicada nos seus veiculos é sempre a melhor e é facilmente comprovada pela grande fidelização que cria com os seus clientes! Eu também sou um Toyotista!

 
At 28 julho, 2007 13:27, Blogger Zig said...

hpalma:
É verdade que o design em alguns Toyotas é bastante conservativo, principalmente no modelo mais vendido que é o Corola. Acabaram também com alguns modelos desportivos, não se entende lá muito bem porquê. Apenas no próprio Japão eles são um pouco mais atrevidos em termos de design, principalmente em modelos designados para a juventude e para o lazer. Agora, o meu carro, supera ainda em muito as pilhas Duracell. Dura, e dura, e dura....

 
At 28 julho, 2007 21:02, Blogger RCataluna said...

Se à indústria que tem feito pelo ambiente, essa é a automóvel. E a toyota (eu sou mais ford:))sempre estave na linha da frente.

Abraço e bom fim-de-semana!

 
At 28 julho, 2007 22:04, Blogger jocasipe said...

poderia alongar-me sobre o assunto, mas não tenho tempo. Apenas refiro que a FIA estuda a possibilidade de avançar para acompetição automóvel pelo caminho hibrido. Talvez já no próximo ano no WRC.

 
At 29 julho, 2007 01:31, Blogger Zig said...

rcataluna:
Mas também é uma das indústrias que mais tem poiluído esse meio ambiente, por isso fazem é muito bem nisso.

Bom fds também para ti!

jocasipe:
Ao procurar imagens de carros híbridos aparecem muitos Toyota Prius preparados para corrida!

 
At 29 julho, 2007 20:59, Blogger RCataluna said...

Onde está escrito "à" deveria estar "há".

:)))

 
At 29 julho, 2007 21:35, Blogger Zig said...

rcataluna:
Correctíssimo!

 

Enviar um comentário

<< Home