sábado, 19 de maio de 2007

Arte e Cultura em Beja

Quem não encontrar o que pretende neste texto veja nos links na barra lateral deste blog, nomeadamente nas etiquetas!

_______________________________


Sabem o quê é arte? Não, não é aquele episódio das datas para a eleição em Lisboa, pois, sim, também é arte, é política, é a manipulação do povo, o que não deixa de ser também uma arte!

Arte é comer um gelado Magnum, esta manhã, no carro, na vinha à minha oficina, sem deixar cair um único pedaço de chocolate em cima das calças! Isto é arte, meus amigos!

Brincadeiras a parte, o que me leva a escrever hoje sobre Arte e Cultura foi porque remodelei um pouco a barra lateral deste blog. É apenas uma pequena remodelação, tal igual como no governo, pequena e mais ou menos significativa (lá estou eu de novo a falar da política....). Tem uma nova parte designada como “Cultura em Beja” onde vou metendo links sobre páginas na net que divulgam ou produzem arte e cultura em Beja. Alguém que souber de mais alguma página dessas me o diga, por favor, para eu a acrescentar à lista.

A listagem é por ordem alfabética, que, sendo assim, começa com a

Arte Pública
da versátil actriz Gisela Cañamero. Produz com a sua equipa um leque muito interessante de espectáculos, que, para além de Beja, os apresenta no país inteiro. Um bom exemplo de como se realiza Belas Artes!

Capricho Bejense
Um novo site criado pelo meu amigo e companheiro na luta pelo bem-estar animal Pedro Heitor. A Sociedade Filarmónica Capricho Bejense existe desde 1916, tem formação musical desde essa data para a banda filarmónica, mas mais recentemente tem cursos de dança cujos participantes já estão a dar boas cartas a nível nacional. E, last but not least, a recém criada Companhia de Teatro “Homlet”, que obteve um grande sucesso com a sua primeira peça com o mesmo nome.

Coro de Câmara de Beja
É o coro em que eu canto, e que me levou a empregar-me cada vez mais nessa arte que é a música, e nesse caso, o cante. Existimos há 25 anos, cinco dos quais com participação minha. Não é um coro da câmara, é de câmara, o que quer dizer, um coro de pequena dimensão. Mas, com os anos, o coro foi crescendo, tanto musicalmente como em termos de participantes activos, neste momento contamos (cantamos) com ca. de 30 elementos! Até ao verão temos na agenda quatro actuações, uma ida à Serpa e três (!) espectáculos no Pax Julia. Vou dando notícias aqui no meu blog sobre esses eventos.

Museu Rainha D. Leonor
O site oficial do nosso Museu Regional de Beja. Um site muito bem ilustrado que leva o seu visitante a uma viagem no que há a ver nesse lugar. Claro, uma visita a essa página não dispensa uma visita ao local cujo pessoal está sempre muito empenhado em explicar os pormenores sobre o enorme espólio do museu.

Pax Julia – Teatro Municipal
O ex-libris de Beja em termos culturais. Desde do seu aparecimento há quase dois anos mudou a cena cultural em Beja por completo. No seu palco principal (Auditório) há espectáculos de tudo um pouco, música e teatro, reservando eventos de menores dimensões para a Sala Estúdio. O site está sempre actualizado, o que nessas andanças da internet nem sempre acontece!
............

Este fim-de-semana está cheio de propostas culturais. Para além do Festival Islâmico em Mértola a decorrer até domingo, esta tarde há dança no Pax Julia, música latina esta noite na Praça da República e Teatro no Museu Regional que também oferece visitas guiadas diferentes, sob o lema “Uma noite no Museu”.

Mês de Maio, mês do coração, um mês cheio de eventos!

11 Comments:

At 20 maio, 2007 02:37, Anonymous Anónimo said...

Antes demais tenho a agradecer as boas vindas!! :) Pois o meu deve deixar a preguiça de lado... eu sei bem o que é!! ai se sei o que é a preguiça!!! Já devia ter ido bem mais vezes e tenho que me obrigar a ir. Com companhia torna-se mais agradavel, nao que faça tantos km... Tenho a dizer que gostei mesmo muito deste Post. Acho é que o um "particular" divulga na sua página deveria existir sim era no site da criado por exemplo pela câmara municipal... Mas enfim... Como já sabemos que bem podemos esperar... Só tive pena, foi de só a esta hora saber que havia dança latina na praça da republica... Como ñão é normal as festas da cidade ser algo de especial... Também nem me preocupei a procurar o programa deste ano, uma vez que a publicidade era "tanta" que não encalhei com ela em lado nenhum... até à próxima

 
At 20 maio, 2007 13:13, Blogger Zig said...

babe:
No meu caso é preguiça e falta de tempo. Tenho, por ex. um cartão da piscina coberta no bolso, e há dois anos não meto lá os pés na água! Caminhar prefiro ir sozinho, assim não dependo de ninguém, além disso, há pouca gente que consiga acompanhar o meu passo. Bem, pode ser que hoje, depois de tocar um pouco de piano no meu lugar "privado" e habitual aos domingos me consiga arrastar até a variante!

É verdade, pelo site da CMB podemos esperar sentados. É realmente uma vergonha o que se passa com essa página. No mundo há cada vez mais preocupações com a net, cá - nada!

 
At 20 maio, 2007 15:03, Blogger RCataluna said...

Bela divulgação de boas instituições da cidade. Permite-me destacar a Capricho que, nos últimos tempos, tem revelado uma vitalidade invejável.

Abraço!!

 
At 20 maio, 2007 15:55, Blogger Zig said...

rcataluna:
É verdade! Estão a fazer coisas interessantes como por exemplo a dança! Já me "convidaram" por três pessoas diferentes para ingressar nessas aulas também, já que há uma crónica falta de elementos masculinos. Mas, já me conheces, nunca participo em sítio algum por interesse de ordem duvidosa, e esse seria um lugar assim. Admiro os dançarinos, valorizo bastante o seu trabalho, nas em termos de dança, sou um "dois pés esquerdos"....

Há outras instituições que deveriam de ter uma página na net, como por exemplo o Conservatório Regional do Baixo Alentejo ou o nosso coro irmão em que também canto para a nova Oratória, o Coro do Carmo. Nos tempos de hoje, estar online faz muita falta!

 
At 20 maio, 2007 20:43, Anonymous Anónimo said...

Ó Zig, não conheces ninguém lá no PC? Sempre podias meter uma cunhazita para editor de conteudos do site da CMB! E olha que era uma cunha bem metida, ao contrário da maioria das que por lá andam actualmente!

 
At 20 maio, 2007 21:07, Blogger Zig said...

hpalma:
Se me pagarem bem....

 
At 20 maio, 2007 21:15, Anonymous Anónimo said...

@zig-então sempre se perdeu a preguiça, neste domingo de sofá??

Já pensei em fazer um esboço de um site e enviar para a CMB, mas tenho receio que não compreendam qual o seu objctivo, mesmo que leve um post it a explicar...

 
At 21 maio, 2007 00:08, Blogger Zig said...

babe:
A preguiça, (alguma) falta de tempo, a festa na Praça e muitas nuvens no céu impediram a marcha.... (até rima!)

É melhor não mandar nada, se não, a culpa depois será tua....

 
At 22 maio, 2007 00:06, Anonymous Anónimo said...

Zig o Conservatório tem, por acaso, uma pagina na internet recente. Podes encontrar o site em
http://www.crba.edu.pt/

Ass. Pedro Heitor

 
At 22 maio, 2007 02:02, Anonymous Anónimo said...

E claro, obrigado pelo post e pelo link ao site da capricho. :) espero que mais "bloguistas" divulguem.

 
At 22 maio, 2007 13:07, Blogger Zig said...

Pedro:
Obrigado pela dica, é que, há ca. de 15 dias falei sobre esse assunto com um elemento ligado ao conservatório, e ele não sabia de nada....

Já me conheces, o que é bom, merece ser divulgado. O maior blogue da região, a Praça da República em Beja, também já o está a divulgar!

 

Enviar um comentário

<< Home