segunda-feira, 26 de março de 2007

Abalos....

Acontecimentos em três áreas diferentes abalam, em meu ver, claro, nos últimos dias os alicerces da democracia portuguesa! É o que se passa no CDS/PP, na Universidade Independente e por último, a vitória de ontem do Salazar. Mas vamos por partes.

O CDS/PP nunca foi um grande partido, mas, em conjunto com os comunistas e mais recentemente com o Bloco de Esquerda têm evitado uma certa bipolarização da cena política portuguesa entre o PSD e o PS. Penso que esses partidos mais pequenos têm tido uma grande responsabilidade para que o povo português em geral ainda mantém um certo interesse na política nacional. Com o mais do que certo quase desaparecimento desse partido mais à direita esse interesse se vai diminuir ainda mais!

É realmente estranho como é que pode acontecer uma coisa dessas num país democrático como o nosso. Desde do 25 de Abril não se viam tantos agentes das autoridades num estabelecimento de ensino em Portugal. Havia um reitor fechado no seu escritório, há um vice-reitor detido pela PJ não sem antes ter provocado duas reviravoltas completas dos acontecimentos. Agora aparece um ministro a dizer que, se as coisas não se normalizem, a universidade pode mesmo fechar as suas portas! Mas porquê é que esse dito ministro não mandou fiscalizar essa universidade já antes, e como deve de ser, para evitar tal estado? Só em Portugal!

Como já tinha escrito aqui ontem, fiquei estupefacto quando vi os resultados da votação para o maior português de sempre na RTP. 41% para Salazar! Agora imaginem se um qualquer estrangeiro vê esse resultado, o quê é que ele possa pensar? Que somos saudosistas, ou então, que nos passamos de vez! Claro, nada disso! Foi apenas um concurso de televisão, com cada voto pago a 60 cent. + IVA. Deve ter havido gente que gastou fortunas nos votos, a correr de cabina telefónica em cabina telefónica, já que só se podia contabilizar um voto por número de telefone. É melhor esquecermos esse episódio de vergonha nacional o mais rapidamente possível....