sábado, 1 de setembro de 2012

Suécia Noruega - Part 3

Na 1ª parte relatei a visita a Estocolmo, na 2ª parte a faceta “canina” e nesta 3ª será o “gozo”, a visita a Mora, sensivelmente a meio da Suécia, onde o verde predomina quase até chatear! A mim, não chateou nada porque por cá a paisagem está como está! Tirei bastantes fotos, costumo olhar para elas quando estiver cansado do castanho da planície alentejana...



Verde e, muitos lagos, como este...



...que faz com que...



...seja um centro turístico de excelência, não só no Verão, como no Inverno. Esta localidade é conhecida por uma corrida de ski de vários dezenas de quilómetros onde a população de Mora triplica. A zona ainda é famosa por estes cavalinhos em madeira, feitos artesanalmente, a uma velocidade estonteante.




Este...terá sido mais difícil de fabricar, a mesma dificuldade “apresentou” o “cavaleiro” em subir para ele!!



A zona convida a passeios, o que fizemos exaustivamente! Realmente, os meus anfitriões não se cansaram em me mostrar esta linda parte da Suécia, não posso estar mais agradecido por isso do que já estou. Espero poder retribuir este bonito gesto um dia!



O ponto alto foi, sem dúvida, este banho! Devo explicar que as casas suecas costumam ter no seu quintal uma espécie de banheira, mas aquecida, onde, principalmente no Inverno, esquecem por momentos o frio que se faz neste país. Porém, era Verão, mas não quiseram perder a oportunidade em me mostrar este bonito hábito, e, claro, eu adorei!!



O quê é isto? Uma escola! Mas, diriam vocês, para quê é que meto aqui uma foto de uma escola?? Pois então, olhem bem para ela! Simples, não é? Exacto, neste país desenvolvido não interessa ter escolas desenhados por um famosíssimo arquitecto qualquer, mas sim, o que se ensina lá dentro!



Outro país, outros comboios



Sabem o quê é isso? Certo, gelados! Mas, as semelhanças terminam por aqui, nem o meu queridíssimo cornetto de chocolate tinham!!! (estou a brincar)



Este “Senhor”...nem vos conto! Foi dos episódios mais hilariantes que vivi na Suécia. É uma estátua muito mal conservada do rei Olavo da Noruega, que fora declarado Santo pouco após a sua morte. Não posso, nem devo contar a história que “vivi” com ele numa igreja de Mora, basta vocês procurarem uma lenda onde ele “confronta” um Troll, uma figura típica nórdica.



Uma loja? Sim, mas não uma loja qualquer! Na Suécia (e penso que na Noruega também) os supermercados não vendem bebidas alcoólicas em qualquer lado, têm que ser lojas específicas onde, claro, os jovens não entram. Sobre a utilidade se pode discutir!



Uma particularidade no portão da casa dos meus anfitriões, uma brincadeira, já que o dobermann ali existente é supermanso!



E prontos...espero que gostaram. Da próxima vez falo do outro lado da fronteira, da Noruega, mais precisamente da sua capital Oslo.
.

Etiquetas: