domingo, 11 de março de 2012

O Festival RTP da Canção e o Festival Eurovisão da Canção

Embora ligados, são dois festivais completamente diferentes. O “nosso”, organizado pela RTP desde 1964 e que já vai na sua 48ª edição, é para consumo interno o que, de maneira nenhuma o desvaloriza, muito pelo contrário. O da Eurovisão, como o nome indica, é a nível europeu, ou, pelo menos, é pretendido como tal. Interligados porque a canção vencedora do primeiro irá tentar a sua sorte no segundo, algumas semanas após a sua eleição.

Mesmo perdendo ano pós ano a sua importância, em meu ver o Festival RTP da Canção continua a ser um bom pronúncio do que se faz por cá nesta arte, como ontem bem se comprovou. Mesmo que nem todas as 12 propostas tenham sido de boa qualidade, pelo menos seis deles se podia classificar como muito bons. A RTP se esforçou bastante em dar um espectáculo diferente, o que conseguiu, para começar pelos apresentadores, mesmo que não fosse(m) para todos os gostos. Musicalmente falando, a canção vencedora da algarvia Filipa Sousa foi claramente aquela que se destacou, o que se comprovou no fim pelas votações, tanto do júri espalhado pelas 20 capitais de distrito, como pelo televoto.

O Festival Eurovisão da Canção é um pouco mais velho e este ano já conta com a edição nº 52. Quer se europeu, mas, tenho as minhas dúvidas se Azerbaijão fará parte dessa Europa...enfim. Desde da entrada de Israel neste contexto já nada me surpreende. Seja como for, desde que me conheço vejo na TV este Festival, o deste ano naturalmente também não irei perder. Com a “explosão” de países que nele participam, há algum tempo é disputado primariamente em duas semifinais para culminar numa final onde finalmente é apurado o vencedor.
A canção portuguesa irá fazer parte da 2ª semifinal do dia 24 de Maio. A 1ª será a 22 e a final a 26 desse mês. A RTP vai transmitir todos os três eventos, ao que parece, o do dia 22 apenas em diferido.

Mais info na wikipédia:

Festival RTP da Canção, as 12 propostas deste ano e a vencedora Filipa Sousa
Festival Eurovisão da Canção 2012
.

Etiquetas: ,