quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ascensão e Queda da Cidade São Cifrão - Beja, Casa da Cultura

Teatro Fórum de Moura em digressão nacional com a “Ascensão e Queda da Cidade São Cifrão

Após a estreia e carreira em Moura no passado mês de Novembro e de se ter apresentado pela primeira vez nas cidades de Coimbra e do Porto em Dezembro último, o Teatro Fórum de Moura inicia o ano de 2012 em digressão nacional com a “Ascensão e Queda da Cidade São Cifrão” a sua nova produção. Após apresentações em várias localidades chegou a vez de Beja, no dia 20 de Janeiro, pelas 21h30 na Casa da Cultura, com preço de entrada de apenas 3€.

Informações e Reservas: 285 254 464 ou teatrofmoura@gmail.com

Sinopse:
A Cidade de São Cifrão é uma cidade fábula, uma cidade fundada por gente que se apercebe que “é mais fácil tirar o ouro de quem trabalha do que dos rios ou das montanhas”, uma cidade onde tudo é permitido ao que tem dinheiro. Não ter dinheiro é o maior dos crimes.
Na Cidade de São Cifrão há combates de três em três dias com sangue e dentes partidos, na Cidade de São Cifrão há divertimentos vários, carne de cavalo e de mulher, whisky para beber, poker para jogar, e ninguém a querer mandar
À Cidade de São Cifrão os tufões não chegam
A Cidade de São Cifrão é a cidade-armadilha
Ainda ontem perguntaram lá por vocês!
Ascensão e Queda da Cidade de São Cifrão trata-se de mais uma incursão do Teatro Fórum de Moura pelas peças de Brecht escritas no decorrer da grande crise de 1929 que teve repercussões económicas e sociais muito semelhantes à actual crise do capitalismo.
Este trabalho foi iniciado com a peça O Capitalista, O Guia e o Carregador estreada em Novembro de 2010 pelo T.F.M. que se manteve em digressão nacional até Abril deste ano.
O original de Brecht (A Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny) foi um dos seus grandes sucessos à época. Com o compositor Kurt Weill, Bertolt Brecht iniciou com a Ascensão uma revolução na forma de se fazer ópera. A canção Oh, show me the way to the next whisky bar tornou-se um dos seus símbolos e ainda hoje músicos e compositores de todo o mundo multiplicam as suas já inúmeras versões.
A incursão do Teatro Fórum de Moura pela Ascensão , tal como em O Capitalista, O Guia e o Carregador , terá como traço fundamental a actualização da mensagem de Brecht, apesar da grande novidade histórica da actual crise do capitalismo ser a de não haver novidade, as crises cíclicas são inerentes ao próprio capitalismo, um sistema que não tem mais nada de bom a oferecer à humanidade.

Ficha Técnica e Artística
Versão e Encenação:
Jorge Feliciano
Actores-Técnicos: Andreia Egas, Cristina Cardoso, Luís Mouzinho, Jorge Feliciano, Vítor Alegria
Espaço cénico, adereços, figurinos e imagem gráfica: Pedro Penilo
Composição Musical Original: Luís Martins
Costureira: Maria Domingas
Fotografia: Hugo Fernandes
Produção Executiva: Hugo Fernandes e Andreia Egas
Publico: M 12 Duração do espectáculo: 1h30m

Texto e Imagem do site do grupo
.

Etiquetas: ,