segunda-feira, 23 de maio de 2011

XXIII Encontro de Coros de Beja – Resumo

Esta tarde aconteceu mais um Encontro de Coros no teatro Pax Julia da nossa cidade de Beja. Ano pós ano, o Coro de Câmara de Beja (ao qual orgulhosamente pertenço) organiza este evento onde pretende dar a conhecer aos baixo-alentejanos essa nobre arte que é o canto coral, na sua vertente designada (mais) clássica. Nestes eventos que já vão na sua vigésima terceira edição, muitos coros semelhantes ao nosso já passaram pela nossa urbe, de Portugal e Ilhas, até do estrangeiro, nomeadamente da Bélgica!

Este ano houve mais uma “aliciante”, pois o nosso coro comemora 30 anos de existência! Por isso se achou por bem convidar só coros da cidade para assinalar esse feito devidamente! O Coro do Liceu, o Coro do Carmo e o Coro Juvenil do Carmo responderam afirmativamente ao nosso convite que esta tarde subiram (mais o nosso) ao palco desse espaço cultural por excelência, apresentando cada um, cinco peças do seu repertório!

Sem menosprezar nenhum dos quatro coros bejenses penso que fora o Coro Juvenil o mais aplaudido da tarde! Deram uma cor e principalmente uma voz diferente ao evento, afinal, na juventude está o nosso futuro, e é preciso estimar essa classe da sociedade portuguesa! Devo ainda sublimar que nunca antes assistira tanta gente a um dos Encontros de Coros anteriores por nós organizados, a plateia do “Pax” estivera muito bem composta!

Seguiu-se um belo convívio com todos os participantes do Encontro num refeitório gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Beja onde reinou a boa disposição, tão necessária nos tempos complicados em que actualmente vivemos!

Foi um belo domingo, parabéns e obrigado a todos os que lá participaram, tanto activamente no palco e na organização do evento como “passivamente” na plateia aplaudindo entusiasticamente, até “exigindo” que se repita a peça em conjunto que, como o nome indica, juntou os quatro coros no palco. Penso que foi a primeira vez em que se repetiu uma peça apresentada num Encontro desse estilo, em que a minha pessoa tenha participado, claro.
.

Etiquetas: , ,