domingo, 15 de maio de 2011

AmarAmália em Beja

Quem é que não gosta de Amália? Uns mais, outros menos, claro...confesso que fado não é o meu forte, poderá, não cresci num ambiente português, a minha primeira experiência em ouvir fado foi em 83...bem, nem vos conto! Mas, como estou ligado à música há já algum tempo começo a apreciar essa arte de cantar tão portuguesa cada vez mais!

Em boa hora, a Companhia Nacional de Bailado na sua “vertente” contemporânea se lembrou homenagear essa considerada maior cantora portuguesa de sempre que é Amália Rodrigues em forma de um espectáculo de dança, claro, contemporâneo, pois, tal como o nome desse grupo indica. Doze artistas (sete mulheres e 5 homens) nos remeteram a esse mundo que é o fado, dançando sublimemente a várias canções da Amália, tentando expressar o sentimento de cada uma das letras, melancólicas, ou não, com movimentos fluentes, sem parar, interligando cada um dos fado com um outro estilo de música, em meu ver, nem sempre conseguido, mas claro, quem sou eu para criticar um tão bonito espectáculo!

A plateia bem composta do Pax Julia gostou bastante, e nós também! Já actuaram em Castro Verde há umas semanas, e, para quem ainda não os viu, certamente que haverá mais actuações algures perto de nós desse bailado que quer AmarAmália. A Companhia Nacional de Bailado voltará ao nosso Pax a 25 de Junho com uma obra “descaradamente roubada” a Alexandre O’Neil designado de “Uma coisa em forma de assim”!
.

Etiquetas: , ,

7 Comments:

At 15 maio, 2011 12:36, Anonymous Madalena said...

Foi um espectáculo fenomenal.

 
At 15 maio, 2011 14:58, Blogger José Filipe Murteira said...

Amigo Zig, estás distraído : não é a CNB, é a CPBC - Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.
Deve ser influência do erro no pavilhão da CMB na OVIBEJA, que reproduziste.
Um abraço.

 
At 15 maio, 2011 16:49, Blogger José Filipe Murteira said...

A segunda parte está correcta : a CNB vem ao Pax no dia 25 de Junho, com um programa de luxo. Nove dos melhores coreógrafos nacionais (entre eles Rui Horta, Paulo Ribeiro e Vasco Wellemkamp) e Bernardo Sassetti ao piano.
A não perder.

 
At 15 maio, 2011 18:45, Blogger Zig said...

Madalena:

Foi, sim senhor(a) :))


José Filipe Murteira:

Olhe que não! Olhe que não! :)
Ontem, sim, podia estar distraido, mas hoje, quando escrevi o texto, verifiquei 1º no site da CNB onde vi que a CPBC faz parte íntegra dessa CNB...é só verificares ;)

 
At 16 maio, 2011 00:12, Blogger José Filipe Murteira said...

Amigo Zig, não quero contradizer-te, mas não sei onde viste isso no site da CNB.
A CPBC é uma companhia independente, que não tem ligação à CNB.
Abraço.

 
At 16 maio, 2011 11:42, Blogger Zig said...

José Filipe Murteira:

Bem, disso tu entendes muito mais do que eu, se calhar, fui induzido em erro por essa página:

http://www.cnb.pt/gca/?id=429

1 abraço

 
At 16 maio, 2011 23:06, Blogger Unknown said...

Pena não estar por aí! ;)

 

Enviar um comentário

<< Home