quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Antevisão Concerto para o Natal 2010

Como sempre acontece a uns meses do maior acontecimento do Coro de Câmara de Beja que é o Concerto para o Natal 2010, em “rigoroso exclusivo” apresento-vos aqui algumas das peças que se vai poder ouvir neste nosso evento, este ano a 18 de Dezembro, no Pax Julia – Teatro Municipal.

Já começámos a ensaiar a primeira peça, ainda a “meio gás” já que neste momento nos estamos a preparar para a ida à Bélgica, ao Parlamento Europeu. Curiosamente, esta melodia que começámos a ensaiar será a última que se vai ouvir nessa noite.

Para quem não sabe, ou não se lembra, a esmagadora parte das peças são reescritas pelo nosso maestro Pedro Vasconcelos que “perde” ano pós ano longas horas nessa tarefa, e o resultado é, ano pós ano, um grande êxito musical confirmado por centenas de espectadores!

Claro que um concerto desta envergadura que implica a contratação de uma orquestra e de um ou dois solistas não nos sai barato, mas, com a ajuda da CMB, da COOP e de um ou outro subsídio esporádico temos conseguido realizar um espectáculo único em Beja, espectáculos aos que os bejenses já se habituaram e que merecem!

Voltando à peça. É uma melodia conhecidíssima, retirada do Musical da Broadway “Annie Get Your Gun” de 1946, com texto e música de Irving Berlin. Fora apresentada nessa Broadway nada mais e nada menos de 1147 (!) vezes e, como curiosidade, fora o primeiro Musical a ser transmitido em directo pela Rádio.

A história do Musical “acontece” no Wild West de 1880, daí talvez se entenda a algo estranha letra da canção “There’s no Business like Show Business” que é ali repetida logo por 3 vezes! Com esta canção tentam convencer a principal figura do Musical, a Annie, em participar na Buffalo Bill Wild West Show, intenção que naturalmente conseguem senão, essa história não teria graça nenhuma.

Claro que existem inúmeras versões dessa melodia, das mais conhecidas talvez seja a versão do filme de 1954 com o mesmo nome em que participa uma não menos conhecida mas malograda actriz...fiquem aqui com o Trailer do filme!


.

Etiquetas: , ,