Agora é que é!!! Pelo menos, assim o esperemos...
Ontem ao fim da tarde fora notícia que a vida dos incendiários ficara a partir de agora bastante mais difícil. Porquê? Por razões caninas! Finalmente, embora de uma forma algo tímida, as autoridades em Portugal “acordam” para um assunto há muito “normal” em outros países, como na Alemanha e principalmente nos Estados Unidos da América. Por lá, há muitos e longos anos que há equipas cinotécnicas (leia-se: equipa de 6 pernas, ou seja, um ser humano e um cão) de detecção de todo o tipo de materiais, como droga (em aeroportos), gás (em prédios novos), vestígios de sangue (terramotos) etc. Claro que equipas destas não são novidade em Portugal, porém, em minha opinião, este assunto ainda é tratado de uma forma muito leve, mais para “show” do que outra coisa, não aproveitando o enorme potencial que esses quadrúpedes oferecem!
Voltando à notícia. Nos últimos meses, um Labrador de nome Frankie e uma Pastor Alemão Lara foram treinados na GNR para que detectassem vestígios de material incendiário mesmo após a combustão, para que seja mais fácil apanhar os incendiários que verão pós verão provocam desgraças no nosso país, diminuindo assim o tempo de investigação e, principalmente, detectar provas para que um presumível larápio pudesse ser condenado, coisa que nem sempre acontece.
Segundo a mesma notícia, existem no país cerca de 300 animais de detecção de vário tipo, número que acho algo inflacionado. Seja como for, este é um bom caminho para que esses quadrúpedes sejam vistos cada vez mais como companheiros e ajudantes do ser humano e não apenas como de companhia, “descartáveis” tantas e tantas vezes!
(Clicar na imagem para ler a notícia do JN)
.
Etiquetas: Animalices, Curiosidades
2 Comments:
:)))
Van Dog:
Ya :)
Enviar um comentário
<< Home