quarta-feira, 21 de julho de 2010

XI Palavras Andarilhas 2010 de Beja

Notícia actualizada e link com programa completo do evento
_______________________________

Palavras Andarilhas regressam a Beja, a Cidade dos Contos


De 16 a 18 de Setembro as Palavras Andarilhas regressam a Beja para a sua XI edição. Promovidas pela Câmara Municipal de Beja e pela Associação de Defesa do Património, as Palavras Andarilhas são uma referência no mundo da promoção da leitura e da narração oral. Durante 3 dias cerca de 300 andarilhos participam no encontro de Aprendizes do Contar, encontro de natureza formativa, composto de conferências e oficinas, que visa potenciar as práticas dos mediadores de leitura portugueses.

Do Festival de Narração Oral, “Eu conto para que tu sonhes” – aberto ao público em geral - destacam-se dois novos nomes – Cristina Verbena e Pep Bruno – a juntar a outros que já nos deram a conhecer os seus contos – Nicolás Buena Ventura Vidal, Luís Carmelo, Thomás Back, Angelo Torres e Rodolfo de Castro. Também no festival poderemos assistir a uma primeira mostra de palavra falada com a participação especial de José Fanha, José Craveiro, Chullage e Alexis Pimienta.

Novidade deste ano é também o Mercado das Artes da Palavra, dirigidas a pais e filhos, a público escolar, estendendo-se também aos pólos da Biblioteca em Salvada, Albernoa e Santa Vitória, onde as histórias pululam de boca em boca, de orelha em orelha, de narrador em narrador.

Desta última edição destaca-se a homenagem aos 40 anos de carreira literária de António Torrado: Glória Bastos, Emília Traça, Natália Pais, João Mota, Rui Marques Veloso, Leonor Riscado, Isabel Minhós Martins serão alguns dos convidados que darão este Abraço a um dos maiores escritores da literatura para a infância em Portugal.

A II Maratona de Leitura, decorrerá dia 18 de Setembro, convidando todos os que nela quiserem participar a dar voz aos textos de Matilde Rosa Araújo.
A estafeta de contos, este ano patrocinada pela Tecnovia, começará em Beja e percorrerá todo o País, contando com a participação de dezenas de instituições nacionais.

No ano em que também se celebra Rodari, há uma nova ideia para partilhar com o público: Histórias ao telefone: Dia 18 de Setembro, a partir das 9.30h, todas as vozes do encontro ao alcance de cada um. Basta marcar um número de telefone (ainda em preparação), que alguém sempre estará para contar uma história.

O Encontro comporta uma outra novidade. A organização aceita voluntários e famílias que possam receber em suas casas um convidado. Quem quiser ser uma Família Andarilha deverá contactar a organização através do Tel: 284 311 900.


Cartaz



Programa (provisório)





Ficha de inscrição para o Encontro, Oficinas e Estafeta de Contos




Clicar nas imagens para melhor visualização e impressão
Fonte CMB
.

Etiquetas: ,