Sabiam que...
...apenas 17% dos portugueses mostram alguma participação cívica, enquanto a média europeia se cifra nos 38%?
Certo, dentro deste leque dos países considerados europeus (há quem considere a Turquia, Israel ou Cazaquistão como pertencentes ao “velho” continente...), Portugal é considerado um dos mais pobres. Por isso, o povo de um país como o nosso tem menos tempo para se dedicar a assuntos ditos cívicos, como participar em associações de utilidade pública ou mesmo a movimentos chamados cívicos.
Desde sempre me lembro que quase todos os alemães fazem parte de algum clube ou associação (Verein), é por lá quase considerado como normal. Lá como cá este tipo de participação cívica tem duas vertentes: ajudar para o bem comum e o convívio. Juntando estes dois “propósitos” penso que dê a mistura certa para que as pessoas participem, e que não fiquem apenas sentadas a ver estúpidas novelas na TV...
Sei por experiência própria que o associativismo em Portugal anda pelas ruas da amargura, há falta de gente, e os que há andam com falta de tempo. Agora, pergunto eu: sem querer comparar a Alemanha com Portugal, será que, se os portugueses se empenhassem mais nestas aqui chamadas participações cívicas o nível de vida do país subia? É que, quando se está empenhado numa associação, esse mesmo empenho se pode transmitir ao local de trabalho, logo, a produtividade nesse mesmo trabalho poderia aumentar!
Claro que é bastante ingénuo da minha parte falar assim, mas, como diz alguém num blog aqui ao lado, quase valia a pena pensar nisso!
.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home