domingo, 25 de julho de 2010

Love?

O mundo ficou estupefacto com uma notícia vindo de um país normalmente nada “suspeito”, da Alemanha! Um festival que se quis ser de “love” se transformara em “death”, ceifou a vida a 19 conterrâneos meus além de ter causado quase 400 feridos, muitos deles em estado considerado grave.

Mas o quê é isso, minha gente? Será possível que uma tão organizada Alemanha não aprendeu com erros do passado que aconteceram em outros países, nomeadamente em estádios de futebol? Como é que foi possível canalizar mais de um milhão de pessoas para um dito Love Festival através de uma única entrada, ainda por cima por uma espécie de um túnel?



As “desculpas” agora pouco servem, como, por exemplo, a organização deste festival de música não contara com uma tão grande afluência de pessoas! Inicialmente “previsto” para duas centenas e meia de milhares de espectadores, se calcula que quase um milhão e meio se terão deslocado até Duisburg, no meio do Ruhrgebiet, zona que antigamente fora conhecida pela extracção de carvão, principalmente logo após a 2ª guerra mundial. E, foi num destes silenciosos testemunhos desses velhos tempos onde se organizou este festival, numa antiga estação de caminho de ferro, pequeno demais para tanta gente.

Quase meia hora antes da tragédia, a polícia fechara o recinto por se encontrar completamente lotado. Muita gente ignorara os avisos sonoros das autoridades e tentara chegar ao local por outros caminhos muito mais perigosos.



Com isso, se gerou dentro do superlotado e já super-quente túnel o pânico, toda a gente quis sair dali rapidamente, e, ao mesmo tempo, uma desesperada multidão tentara chegar até a esse túnel na esperança poder assistir ainda ao festival.



O Love-Parade teve origem em Berlim há mais de 20 anos, mas ali estivera sempre aberto a toda a gente e num recinto completamente livre. Agora, claro, já é tarde, porque o impensável aconteceu! Nada no mundo justifica uma catástrofe dessas, críticas chovem agora vindos de todos os lados. E, claro, com acontecimentos graves desses foi declarado o fim definitivo deste já tradicional festival de música!

Foto 1: Reuters
Foto 2 e 3: Bild
.

Etiquetas: ,

4 Comments:

At 26 julho, 2010 02:35, Anonymous Anónimo said...

Pois é uma pena que situacoes destas ocorram ainda, o panico das massas se revela ainda num comportamento primitivodo homem ,em pleno seculo 21,até onde teremos que chegar para nos tornar mais consciente...uma pena... Cristina

 
At 26 julho, 2010 10:15, Blogger Zig said...

Cristina:

É estranho que, num mundo cada vez mais individualizado aconteçam coisas dessas, ou então, talvez mesmo por causa disso ;)

 
At 27 julho, 2010 09:05, Anonymous Anónimo said...

Lamento as mortes e os feridos!
Mas então, estavam todos com pressa para ir "abanar o rabinho" que ignoraram os avisos das autoridades!
Numa organização existem o organizadores e os organizados e estes últimos têm de obedecer aos mandos dos organizadores (onde incluo as autoridades.
El Juanito

 
At 27 julho, 2010 10:18, Blogger Zig said...

El Juanito:

É muito complicado conseguir parar um pensamento colectivo, quando todos querem o mesmo o caminho é para a frente...;)

 

Enviar um comentário

<< Home