domingo, 11 de abril de 2010

Há 5 anos...

A partir de hoje vou iniciar uma espécie de nova rubrica, algo de novo que há muito tempo já vem pensado na minha cabecinha. Para quem ouve muita música, principalmente as músicas actuais, ou seja, a música pop que está na “berra” nas rádios onde são tocadas não raramente mais de 5 vezes ao dia, também não raramente se “farta” delas, já conhece todos os mais pequenos tons dessas canções.

Como são sempre as mesmas, daqui a 6 meses ou 1 ano certamente já quase ninguém se lembra delas. É muito raro que uma canção actual se torne num “evergreen”, ou seja, numa melodia lembrada daqui a muitos anos! Por isso, “lembrei-me” eu em lembrar a vocês que espécie de canções eram muito tocadas há 5, 10, 15 ou 20 anos! Periodicamente me vou lembrando dessa rubrica aqui no blog, ou seja, quando me der nessa minha cabecinha...

Chega de conversa, vamos à música. Portanto, vou começar pelos 5 anos, ou seja, com uma musiquinha (não daquelas depois da meia-noite que são para assuntos mais especiais) que estaria nos ouvidos dos ouvintes das rádios em Abril de 2005! Lembram-se desta?



Lift me up” (eleva-me) de Moby surge em 2005 como primeiro single extraído do seu álbum Hotel do mesmo ano. Curiosamente, este cantor americano teve mais sucesso com esta canção na Itália, Espanha e claro, em Portugal, um dos poucos países onde chegou ao nº 1 nos charts! Como outra curiosidade, Moby alegadamente escrevera esta canção em protesto pela reeleição de Gorge W. Bush que o levou inclusivamente a mudar de país, um país mais acima, ou seja, o Canadá! Mais tarde, a melodia fora usada para alguns videojogos e séries de TV americana como soundtrack.

Tudo sobre Richard Melville Hall, mais conhecido como Moby, na sabichona wikipédia (site em português), site que também revela que a escolha do nome artístico provém do livro Moby Dick de Hermann Melville que teria sido um parente seu!
.

Etiquetas: ,