quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Cante aos Reis II

Uma noite fria e uma Igreja de Santa Maria bem composta foram os requisitos para se assistir a um bom concerto! Como aqui anunciado, esta noite se ouviram, tal como em muitos outros locais no mundo cristão, cânticos alusivos a este dia, adorações ao Menino Jesus.

Coube aos meus amigos do Coro do Carmo de Beja “abrir” a noite. Apresentaram várias peças de Natal de vários locais do mundo, tal como já acontecera há poucas semanas no Showcase na Biblioteca de Beja e como vai acontecer ainda este domingo à tarde na Igreja do Carmo. Mesmo um pouco desfalcados principalmente de elementos masculinos, estiveram muito bem com a sua habitual boa qualidade! Pelas 16h nesse dia 10 de Janeiro se espera “casa cheia”!

O segundo grupo anunciado era para ser de Peroguarda, porém, razões várias impediram a vinda desse Grupo Etnográfico Misto Alma Alentejana dessa localidade. Sendo assim, quase à última de hora foram chamadas as senhoras do Grupo Coral Feminino da Casa do Povo de Nossa Senhora das Neves. Com este nome todo prometiam uma boa actuação, e assim aconteceu. Já as conhecia de um concerto em conjunto com o meu coro, precisamente nas Neves, também por esta altura já há alguns anos, e penso que um coro deste tipo faz falta ao cenário habitualmente masculino neste mundo que é o cante alentejano.

O terceiro e último grupo se deslocou do concelho de Castro Verde até à nossa urbe. O Grupo Coral Misto da Associação ‘Os Cardadores’ da Sete apareceu em considerável número, mesmo dizendo que também estariam desfalcados por motivos típicos da época invernosa. Não é para menosprezar os 2 grupos anteriores, mas penso que fora o grupo que o público mais aplaudiu! Apresentaram-se em trajes bonitos tipicamente alentejanos e, talvez pela sonoridade “provocada” por ser um coro misto, o seu cante alentejano religioso mais aderência do público obteve.

A organização deste concerto está de parabéns e espero que este tipo de eventos seja para ser continuado. Certo, a “razão” deste evento foi a iniciativa “Beja – Cidade do Vinho 2010”, porém, penso que o cante religioso (e não só) é para ser diversificado, trazendo a Beja grupos e coros de outros locais da nossa região!
.

Etiquetas: