sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Dia de Natal

Neste dia, em que tudo parece estar parado, onde aparentemente a azáfama dos últimos dias se esfumou numa enorme mistura de inúmeros sentimentos, desde dos mais felizes aos mais tristes, é tempo de pensar sobre esta época festiva.

Há pouco, dei uma grande volta de carro pela cidade de Beja, há pouca gente na rua (pudera, num tempo “alemão” desses...), tudo fechado (exceptuando alguns cafés, a minha salvação para essa “cafeínadependência”...), pensando no que os habitantes desta nossa cidade estarão a fazer neste momento.

Sei por experiência própria que, para muita gente, o Natal não é uma época fácil! Pessoalmente falando, o que me “valeu” foi a minha filhota com quem passei a véspera de Natal de ontem, e as inúmeras mensagens recebidas por telemóvel e por mail, umas naturalmente por mera “obrigação” e outras muito especiais, muito especiais mesmo!

Porém, há muita gente que nem isso tem, não têm amigos, familiares onde se “encostar”! Esses sim estão a viver essa época dita festiva de uma forma bastante triste, para pessoas dessas apenas existem instituições de caridade que os ajudam. Falo de idosos “abandonados” em lares, outros que vivem sozinhos nas suas casas e ninguém lhes liga, mas também de imigrantes que estão por cá sozinhos, longe das suas famílias. Em épocas dessas, a saudade deve apertar mais ainda!

Claro que a esmagadora maioria das gentes de Beja deve estar neste momento feliz e contente nas suas casas, reunidos com quem mais gosta. Mas, essa felicidade, por vezes, é apenas aparente, sei, de novo, por experiência própria vivida por cá e na Alemanha, que muitos casais, com ou sem filhos, nesta altura se estão a desentender! Porque, no corre-corre diário pouco se conversa, há sempre muita coisa a fazer, trabalho, casa, lazer, tudo distrai! De repente, no Natal, há tempo “para tudo”, de repente, começam a vir assuntos não resolvidas no passado “à baila”, ou então, um ou outro pormenor que sempre uma das partes do casal nunca gostou do outro começa a “chatear” a sério!

Minha gente, é Natal! Entendam-se, façam com que este dia seja um dia feliz!
.

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 25 dezembro, 2009 20:09, Blogger Unknown said...

Este foi um bom post, o que eu chamo de algo verdadeiro... vê-se que foste sincero.
Espero que os próximos dias não sejam tão deprimentes para ti :)

Um bom Natal e Feliz Ano Novo.
Bjokitas

 
At 25 dezembro, 2009 20:35, Blogger Zig said...

Trequita:

Sim, esta é sempre uma altura complicada, mas com ajudas de muita gente se consegue tudo, o que mostra que o espírito de Natal existe mesmo :)

Obrigado amiga, igualmente para ti também!

bjs

 

Enviar um comentário

<< Home