domingo, 15 de novembro de 2009

Baboza

Esta noite houve música africana no nosso “Pax”, música africana bejense! Como assim? São emigrantes (penso que) maioritariamente oriundos de Cabo Verde, residentes na nossa zona, juntamente com mais alguns portugueses (bem alentejanos) que formam o Grupo Baboza.

Inicialmente com início marcado às 21h30, cedo entenderem que se deveria esperar pelo fim do jogo de qualificação para o mundial que envolvera a selecção de “todos nós”, porém, e em minha humilde opinião, esse atraso não seria necessário já que o considerável público me parecia tudo menos do que “aficionado” para esse jogo em que 44 pernas correm atrás de uma bola...

Voltando ao que interessa, ao concerto. Confesso que entrara na sala algo apreensivo já que, como devem entender, música africana não é comigo já que, sendo teutónico, poucas, ou nenhumas ligações tenho com essa ex-colónia portuguesa nesse continente chamado África. Mas com o decorrer desse concerto comecei a gostar cada vez mais desses ritmos e melodias que provinham do palco, sons provenientes de três guitarristas, dois percussionistas e um flautista. Para completar os oito artistas em palco aparecera o impulsionador do concerto como solista em voz mas que também “pegara” nos tambores; além de um diamante, como fora chamado, o único elemento feminino em palco, como dançarina e também como cantora.

Claro que as letras maioritariamente eram em crioulo, porém, e bem, o solista antes explicara cada canção, falara sobre a história de cada cantiga que, na sua maioria, eram bem animadas e mexidas, mas também tinham outras mais melancólicas e saudosistas. Além disso houve uma grande interligação com o público, nem sempre de uma maneira voluntária já que uma criancita não se cansava em chamar pelo seu pai que estava a actuar no palco...

Pouco entendo desse tipo de música como já tinha referido. No entanto me pareceu bem apresentada e cantada, num ritmo envolvente e melódico. Gostei bastante, temos banda!
.

Etiquetas:

5 Comments:

At 15 novembro, 2009 02:11, Blogger Unknown said...

Eu bem que estava a estranhar não ter havido post mais cedo hihi andavas na night lol

o grupo parece ter um conceito interessante decerto haverá algum vídeo desse grupo vou tentar descobrir
bjokas

 
At 15 novembro, 2009 02:33, Blogger Unknown said...

ok, acabei de encontrar os BABOZA aqui http://www.youtube.com/watch?v=So_RRreAULA
é um concerto já com algum tempo mas dá para ver que têm qualidade, só conheço o guitarista (um amigo dos tempos de adolescente), os restantes não conheço.

 
At 15 novembro, 2009 13:13, Blogger Zig said...

Trequita:

Não foi bem na night...;) Antes de ir ao concerto tive que curar mais uma das minhas estranhas dores de cabeça, por isso não postei mais nada :)

No grupo está um percussionista muuuito conhecido, um "cota" que aparece em muitos lados onde há música bejense :)

bjs

 
At 15 novembro, 2009 17:07, Blogger Unknown said...

Agora que revi o vídeo com olhos de ver... afinal também conheço o flautista e o tal percussionista

 
At 15 novembro, 2009 18:03, Blogger Zig said...

Trequita:

É tudo malta conhecida :)

 

Enviar um comentário

<< Home