sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Tolo TV

Sabem o que é a Tolo TV? Até há poucos minutos também não sabia! É uma estação televisiva no Afeganistão! Neste país, que é quase sempre notícia pelas piores razões, também há acontecimentos “parecidos” com o Ocidente, como é o “Afghan Star”! É uma espécie de Ídolos em que jovens (e menos jovens) cantores aparecem às centenas nas pré-eliminatórias em quase todas as províncias neste país há 30 anos fustigado por várias guerras. As finais são transmitidas em directo por essa TV (Tolo = nascer do sol), e, como em qualquer outro país “normal”, os fãs podem votar no seu cantor favorito por telemóvel! É mesmo para muitos jovens o primeiro contacto com a democracia...



Estou a ficar impressionado ao ver com que meios conseguem montar este tipo de programa nesse país onde aparentemente não há quase nada a não ser desgraça. É interessante ver como este programa é aceite pela população que ainda até há muito pouco tempo era proibida de cantar ou dançar! Para mais, o primeiro prémio deste songcontest é de 5 mil dólares, ou seja, 10 vezes o salário médio – anual!



Ao ver estas cenas só posso desejar que o programa continue ano pós ano – é sinal que a situação no Afeganistão está a melhorar e os “Velhos do Restelo” que por lá “vigoram” sejam ignorados pela juventude, peeenso eu de que!
.

Etiquetas: