domingo, 12 de julho de 2009

Televisão Digital Terrestre (TDT)

É um acumular de palavrões ao que muita gente tem dúvidas! Vou tentar aqui explicar o que é, o que muda, quem muda e outras questões!

O que é?
É a forma de transmissão do sinal da televisão pelo ar, que neste caso é digital. Em Portugal é o Formato MPEG4/H264, ao contrário da Espanha onde é o MPEG2.

O que muda?
Quem tiver TV por cabo (Cabovisão, MEO etc.) não muda nada. Quem recebe esse sinal de forma “antiga”, ou seja, pela antena no telhado, terá que comprar um descodificador e ligá-lo à fica AV (Scart) do seu TV.

Todos os TV’s se adaptam ao TDT?
Sim, todos que estejam equipados com esta ficha acima indicada, pela simples razão que os descodificadores não terão uma saída RF (saída por antena), como, por exemplo, nos videogravadores.

É necessário mudar de antena?
Em princípio, não! O sinal TDT pode ser recebido pela esmagadora maioria das antenas actualmente instalados nos telhados de Portugal. No entanto, pode ser necessário redireccionar essa antena por ainda não estar certo em que locais os emissores serão instalados.

Quantas antenas são necessárias?
Apenas uma! Em muitas zonas do país são actualmente necessárias 2 antenas (VHF e UHF), a TDT será transmitida no canal 67 (no Continente, nas ilhas a frequência varia), ou seja, em UHF, sinal que é recebido, como já disse, pela maioria das actuais antenas de UHF.

Para receber TDT, uma TV necessita de ser digital?
Não, mas ajuda. O descodificador será apenas “mais” um aparelho a estar ligado a uma TV, juntamente com um DVD, Videogravador etc. Por isso, qualquer TV com uma ficha Scart pode receber o sinal do descodificador. No entanto, está prevista a emissão de filmes em alta definição tal como já acontece no cabo, e se a TV já for apta para retransmitir essa maior definição, melhor. Mas, todas as TV’s antigas também o vão reproduzir!

Quais são os custos de recepção para o consumidor?
A recepção dos actuais 4 canais livres (RTP1 e 2, SIC e TVI) será gratuita! Naturalmente terá que comprar o descodificador que (penso) já estar disponível nas zonas onde já é possível receber o sinal TDT.



Este texto é apenas uma resposta às perguntas mais básicas. A ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) tem um site na net em que explica melhor todas as questões sobre esse TDT em 35 perguntas / respostas!

www.anacom.pt/render.jsp?contentId=927643

No entanto, a minha opinião pessoal é algo diferente. Sob a desculpa de melhoria de sinal se tenta infringir ao comum consumidor mais um aparelho, mais uma complicação, mais um comando a andar pela casa! Certo, os tempos mudam! Certo, um emissor digital gasta menos energia. Certo também, as possibilidades do TDT são enormes, podem ser quase infinitas, no entanto, o quê é que isso interessa, por exemplo, a uma velhota numa qualquer aldeia no Alentejo que quer apenas ver as suas novelas? Porém, mesmo essa velhota terá que adquirir um descodificador até pelo menos no início de 2012, ou então, comprar um TV já com descodificador instalado que, em minha opinião (de novo), qualquer TV terá no futuro!
.

Etiquetas:

7 Comments:

At 13 julho, 2009 14:27, Blogger jocasipe said...

É verdade, a TDT em Espanha, onde já ocorreu o apagão analógico, está a criar inúmeros problemas junto das comunidades rurais e das faixas etárias mais elevadas. O Canal Sur tem dado destaque a esse facto. Mas, e como utilizador à quase 6 meses, só posso dizer que vale, e muito, a pena. Quanto ao preço, há receptores (mpeg2) à venda por menos de 20€. Outros há ainda, pouco maiores que uma scart, e que permitem gravar para uma pen (tenho um destes agora). Tem muitas vantagens. Só de Espanho recebo 38 canais... e o nº vai subir!

Uso e recomendo!

 
At 14 julho, 2009 01:16, Blogger Zig said...

Jocasipe:

Olhe que não! Olhe que não! (lol)

Na Espanha o "switch over" ainda não aconteceu, ainda recebo inúmeros canais "à antiga", e são mais que as mães...

Se isso por lá acontece, imagina depois por cá! É que, o mpeg2 é "antigo" mas relativamente simples. Claro que por cá tiveram que activar o "complicómetro" e ir para o sistema mais avançado...

 
At 14 julho, 2009 09:58, Blogger jocasipe said...

Olhe que sim, olhe que sim!

:-)

Em minha casa, desde 30 de Junho que não apanho nenhum canal analógico de Espanha. Os unicos dois sinais que vejo (RTVE1 e Ant3) tem uma "mira" a informar que a emissão analógica acabou a 30 de Junho mas que poderão continuar a seguir a emissão por TDT... Já no Algarve, também não consegui apanhar a emissão analógica, pelo que tive de investir num receptor... Mas vale o investimento, embora seja "apenas" o antigo mpeg2.

 
At 14 julho, 2009 11:00, Blogger Zig said...

jocasipe:

Caro amigo, ou estamos num país diferente, ou não sei...

Mesmo agora verifiquei que consigo apanhar 10 (!) emisores diferentes oriundo de Espanha, a começar pelo canal 22 e acabar no 59 - peeenso eu de que :)

 
At 15 julho, 2009 10:12, Blogger jocasipe said...

Bem, realmente devemos estar num País deferente... Ontem voltei a "correr" o espectro do UHF e nada... Apenas uma tenue sobre da Tele 5, mas imperceptível. De resto, nada de sinal analógico vindo de Espanha.

O que talvez ocorra, é termos as nossas antenas direccionadas para emissores diferentes. A minha antena (colectiva) foi montada pelo Xabregas em Dezembro, e fiquei a ver toda a TV analógica de Espanha. Mas, deste 30 de Junho não vejo nada além da mira na RTVE1 e ANT3.

O que me parece provável é termos as antenas direccionadas para diferentes emissores.

 
At 15 julho, 2009 10:54, Blogger Zig said...

Jocasipe:

De facto, estranho...mas, basta passarem uma tarde dessas à minha oficina, apanho mal, mas apanho... :)

 
At 16 setembro, 2009 23:05, Blogger Luis Faria said...

Caros amigos, o que ambos dizem está correcto, na vizinha Espanha o apagão tecnologico é constituido por três fases, tendo começado a primeira em Junho de 2009, acabando a terceira em Junho de 2110 sendo que vão sendo consecutivamente apagados os vários transmissores de TV analógica espalhados pelas diferentes regiões do país. Por isso um de vocês está numa zona em que o transmissor analógico já foi desligado, e outro está numa zona em que o transmissor irá ser desligado noutra fase. Abraços, por aqui vêm-se os canais de TDT todos com boa recepção, os analógicos irão ser desligados a 13 de Outubro.

 

Enviar um comentário

<< Home