domingo, 5 de julho de 2009

Carbilly no Pax Julia - Teatro Municipal

Casaco de cabedal, Blue Jeans, botas a condizer, óculos de sol “em bico”, tecto aberto do meu Chevi de 53, passar pela casa da moça e dar uma grande volta pelas planícies de Nevada – estou a sonhar, claro, mas foi mais ou menos assim que o grupo Carbilly nos fez sentir esta noite na Sala Estúdio do nosso “Pax”.

São quatro homens naturais de Beja que tocam nos seus tempos livres músicas de um estilo antigo, o Rockabilly. Claro que os tempos são outros, a tecnologia também, mas o que esses moços apresentaram num infelizmente curto espectáculo fez recuar muita gente até a esses tempos. A mim também, é que, no início dos anos 80 tocava uma cassete de 2 horas no meu carro, exclusivamente de Rock’n’Roll. Ainda hoje, quando me lembro das minhas inúmeras viagens durante os 9 meses de cursos técnicos na tropa, este tipo de música está inteiramente ligada a esses tempos.

Voltando ao espectáculo. A Sala Estúdio foi pequena para albergar todos os interessados, os que apareceram à última de hora ficaram de fora. Ainda bem que nestes assuntos ainda sou alemão, comprei bilhete a meio da semana! Curiosamente, não me recordo da última vez que ouvi uma banda deste estilo (ou de outro) ao vivo, já deve ter sido há uns bons anos! Por isso, quase que me assustei quando começaram a tocar. Essa sala é relativamente pequena, claro, por isso, se calhar, teria sido melhor terem usado o auditório, não sei. Tanto quanto sei, esses 4 bejenses não vivem da música, são, portanto, amadores, amam o que fazem e isso se nota na maneira como tocam. De estilos bastante perfeitos, com muito poucas falhas técnicas, apresentaram um Rock’n’Roll digno de ser tocado em quase toda a parte do mundo! Gostei! Os meus parabéns ao grupo.

Etiquetas: ,