Ainda a NaturAlentejo
Tanto quanto sei, ainda não houve uma intervenção pública mais detalhada de alguém da organização dessa nova feira que aconteceu na nossa cidade no fim-de-semana passada. É por essa razão, e peço desde já desculpas ao amigo H, que publico aqui um comentário que acabou de ser deixado por Nuno Ferro da organização da NaturAlentejo no blog Viagra & Prozac no post sobre essa feira. É um comentário que dá a ver pela primeira vez o lado dos organizadores, além disso, e daí a razão de publicar aqui esse texto, um comentário num blog, por mais lido que seja, perde visibilidade poucos dias após de o post ter sido escrito.
Aproveito a ocasião para agradecer à organização da NaturAlentejo de nos terem dado a oportunidade de nos (Cantinho dos Animais de Beja) deixarem participar numa feira dessa temática já que a relação entre associações de caçadores e protectores de animais nem sempre é fácil! Será certamente uma cooperação que no futuro vai trazer frutos!
_______________________________
““Fui um dos responsáveis pela preparação e organização da NaturAlentejo e, antes de mais gostaria de deixar bem claro que a feira é para continuar e melhorar.
A escolha do pavilhão, que nos pareceu a mais correcta aquando da sua definição, veio a revelar-se desastrosa em virtude das condições climatéricas adversas que se fizeram sentir ... logo este será um aspecto a rever.
O preço dos bilhetes, que a organização queria tivessem sido mais baixos, foram os necessários, pois os custos em termos de seguro, segurança, policiamento gratificado, licenciamento, apenas para trazer cá aquelas poucas armas que lá tivemos a isso obriga.
E, já o deixei escrito, embora pensemos baixar o preço ... se compararmos com o preço da MóvelDecor, com o preço de um bilhete de cinema, com o preço que usualmente se paga para assistir a uma noite de fados como a que tivemos, com o preço que se paga num baile ou garraiada de aldeia e se o compararmos com o preço das outras feiras relacionadas com a temática em questão que se realizam em Portugal (Expocaça - €6) ...
Nem só da exposição viveu o evento, pois estiveram presentes em Beja todos os órgãos de comunicação social relacionados com os sectores em questão, inclusive o canal Caza Y Pesca que fez deslocar uma equipa de Madrid.
No concelho de Beja tivemos um passeio TT, uma corrida de galgos, uma largada de caça, um torneio de Santo Huberto, um concurso de pesca e colóquios com aqueles que são as maiores referências dos sectores.
E ... ter a LPN no evento, o Cantinho dos Animais e o Presidente da Quercus num colóquio demonstram a nossa intenção e credibilidade em alterar mentalidades.
Em suma, independentemente daquilo que digam, dos obstáculos que nos coloquem, a nossa determinação é férrea e o nosso objectivo é apenas um e foi conseguido ... que Beja e o Alentejo tenham a sua feira de caça, pois as suas gentes e a sua História assim o impõem!””
2 Comments:
Caro Zig
Foi uma aposta e um prazer da organização ter presente o Cantinho dos Animais de Beja nesta feira, pois já é mais que tempo de levar os caçadores a colocarem a mão na consciência e a alterarem a atitude para com os seus companheiros de caça. O abandono de um animal é um acto ignóbil e que tem que ser banido da nossa sociedade.
Não só através da Naturalentejo, mas de outras formas possíveis pensamos continuar a colaborar activamente com a Associação Cantinho dos Animais de Beja, com vista a que a mesma atinja os seus objectivos mais imediatos, que são meritórios.
Estamos por isso extremamente reconhecidos pela vossa presença.
Quanto a todo o "fogo de artifício" que se entendeu criar à volta da feira, só mostra e reforça que a mesma deve continuar, pois parece que, pela primeira vez algumas cidadãs bejenses, de características urbano-depressivas, tiveram oportunidade de receber(não de forma muito positiva, ao que parece) uma lição de biologia...Ah pois é!
Por incrível que possa parecer, os animais defecam, urinam, emitem cheiro, fazem ruído, nascem, vivem, acasalam em público sem pudor, reproduzem-se, morrem, matam...tudo muito diferente dos Tamagochis e daquilo que se vê, de forma telúrica, no National Geographic Chanel, enquanto desfrutamos do nosso sofá e da comodidade do ar condicionado!
Já não há pachorra para os gastos "clichés" onde os caçadores são sempre e necessariamente os maus da fita e os outros, aqueles para quem os animais são bonitos apenas na televisão, são os heróis.
Experimente alguém a dirigir-se ao canil do "Cantinho dos Animais" e volte a objectiva da sua máquina apenas no sentido que a sua redutora mente indica(no sentido do chão, aquele em que olham os de vistas curtas)e poderão obter autênticas imagens chocantes de sujidade e "lixo", pois...(preparem-se agora)...todos os cães defecam e urinam, não são apenas os dos caçadores.
E, mais...cheira mal, exactamente do mesmo cheiro que qualquer ser humano sem alergias sérias, pode sentir de cada vez que os seus próprios intestinos funcionam.
Das duas uma...vamos criticar o "Cantinho dos Animais" e fazer passar um abaixo assinado, pois os cães que têm no canil não respeitam a bandeira nacional, ou...vamos inventar uma sanita anatomicamente concebida para os canideos, com bloco desodorizante incluído!
Vamos lá??
Benditos animais...os cães claro!
Nuno Ferro:
Caro amigo, antes de mais, obrigado pelo comentário!
Para nós também foi um prazer ter participado nessa feira e será algo para continuar se assim o entenderem! É sempre bom estarmos visíveis em feiras e eventos deste estilo. Claro que não se pode meter todos os caçadores no mesmo saco, a grande maioria penso que respeitam os animais, mas há, como em tudo, sempre alguns que não os respeitam e assim estragam a reputação dessa classe.
Pessoalmente, e que me desculpem, não sou muito a favor da caça, pelo menos de um certo tipo de caça. Como sabem, nasci na Alemanha e lá o conceito "Caça" é completamente diferente. Mas isso daria uma longa discussão :)
Voltando à feira. Pelo que entendi, ficaram um pouco aborrecidos com o que se disse e escreveu sobre essa vossa feira. Devo dizer que os blogues normalmente são páginas de crítica, de intervenção, e nem sempre são bem conseguidos, ou melhor, bem interpretados. É normal a malta criticar, aliás, numa escala de 100, nas opiniões das pessoas 20 é dizer bem e o resto é dizer mal.
Não devem ter este facto demasiadamente em conta! É completamente contraproducente em qualquer área dar mais ouvidos às vozes críticas do que às favoráveis! Porque, se fosse assim, a nossa associação há muito tinha acabado! Mas não acabou e estamos convictos mais do que nunca que não vai acabar.
Por isso, deviam de arranjar forças ouvindo as coisas positivas sobre a vossa feira e aproveitar as críticas para melhorar a próxima, mas nunca desanimar.
Sigam o vosso caminho!
Enviar um comentário
<< Home