terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A melhor de sempre?

Para quem não estava esta noite “rendido” às atracções do Carnaval teve a oportunidade em acompanhar um bonito programa de TV na “Um”. A RTP “escolheu” a melhor canção entre os 44 vencedores dos Festivais da Canção, que foi, como é sabido, sempre organizado por essa estação televisiva pública! Tenho acompanhado com interesse os programas que antecederam a essa final, recordando algumas bonitas canções do passado. Mesmo sendo um fã do Festival Eurovisão da Canção não deixo de gostar também tudo o que se faz nessa área por cá.

Voltando ao programa desta noite. Não entendo bem os porquês da escolha do dia dessa final, e muito menos os critérios de como foi escolhida essa canção. Penso que a excelente apresentadora não merecia isso, os cantores residentes e o público que por lá se fez presente muito menos. Só uma mobilização maciça de votantes de “guerras” anteriores fez possível um desfecho desses, penso eu de que! Daqui a 15 ou 20 anos alguém se lembra dessa música? Penso que não! Para quem não sabe, a canção vencedora desse discutível “contest” foi a “Senhora do Mar”! Não é uma má canção, mas há certamente muito melhores do que esta, há certamente canções que muito mais recordações geraram durante esse programa. Quando quis “exercer” o meu direito de voto (Carlos Paião, claro!) desisti, porque o desfecho já estava decidido desde do início! Esta série não lembra nada, mas mesmo nada ao graças a Deus já esquecido programa dos “Grandes Portugueses”...enfim! Espero, esperamos todos esquecer esse tipo de programas rapidamente, ou, pelo menos, o seu desfecho!

Tenho dito!

Fora do contexto:
É possível que não responda a comentários a textos mais antigos porque não os tenho recebido por mail, mesmo tendo essa opção activada no blogger.

5 Comments:

At 24 fevereiro, 2009 17:47, Anonymous Anónimo said...

O Festival da canção já foi em tempos um acontecimento nacional,Portugal parava quando este acontecia...mas infelizmente, foi-se esvanecendo esse ecantamento e cada vez mais passa despercebido aos olhos dos portugueses este evento, que noutras eras encheu de orgulho o nosso país!!Eu não assisti á transmissão de ontem, mas calculo que não perdi nada!!

 
At 24 fevereiro, 2009 19:00, Anonymous Anónimo said...

hummm agora que voltei a ler o post é que realmente o compreendi..o que aconteceu ontem não foi o festival da canção :O), mas sim a escolha da melhor canção de todas certo??A canção vencedora também a mim não me diz nada, nem sei quem a interpretou mas que temos canções vencedoras que ainda hoje passam nas nossas radios e continuam a ser uma referencia, isso temos...A Tourada de Fernando Tordo, ´Play back de Carlos Paião, Bem Bom das Doce, Depois do Adeus de Paulo de Carvalho entre outras...

 
At 24 fevereiro, 2009 19:29, Blogger Zig said...

Piruças:

Todos os anos tenho escrito e criticado esse Festival, tanto o nacional como o internacional. É que, só há poucos anos deixei de gravar a final europeia, desde que existem vídeogravadores tenho esses finais em "tape" (só não sei onde é que andam essas cassetes...).

Pois, essa final era sobre a melhor dos 44 passados, e a "vencedora" com toda a certeza não é a melhor! Mas, quem somos nós para criticar...;)

 
At 24 fevereiro, 2009 19:44, Anonymous Anónimo said...

Para mim a melhor estaria algures entre "O vento mudou" do Eduardo Nascimento ou "Um grande, grande amor" do José Cid. A primeira é um grande clássico romântico e a segunda uma grande canção festivaleira!

 
At 24 fevereiro, 2009 22:33, Blogger Zig said...

Vampirella:

A minha favorita era, como tinha dito, a do Carlos Paião, por duas razões. Cheguei a vê-lo actuar ao vivo por 2 vezes e as canções dele chegaram até à longínqua Áustria, onde um grupo "copiou" (ou pediu) uma canção dele e participou no festival do ano seguinte, salvo erro.

 

Enviar um comentário

<< Home