domingo, 8 de fevereiro de 2009

Espectáculo de Variedades – Resumo

Pela primeira vez na minha “história” já longa de “resumidor” de espectáculos ou eventos que visito ou em que participo não sei como começar. A minha cabeça ainda está cheia de impressões e pensamento sobre o dia de ontem, sobre o que aconteceu no nosso “Pax”! Para começar, e como disse à Rádio Voz da Planície, penso que terá sido pela primeira vez em Beja que se conseguiu juntar um tão grande leque de artistas variadas num só espectáculo, numa só noite. Por ser tão variado, esse evento deu-nos bastante trabalho, juntar todas as peças não é tarefa fácil. Dentro da nossa associação, o espectáculo propriamente dito esteve a meu cargo, e, porque não dizê-lo e sem falsas modéstias, correra bastante bem! Mesmo se não tivesse corrido bem também o dizia aqui, já me conhecem! Apenas um só facto correra mal, mas já lá vamos. Das 7 (!) partes que a noite teve, só não participei (mais) activamente no filme e nos contactos com os fadistas, pela simples razão que não os conhecia. É que, esse evento partiu de uma ideia minha, a de juntar as minhas duas “actividades extracurriculares” num evento, ou seja, aproveitar os meus conhecimentos e ligações na cultura bejense para ajudar a nossa associação da “bicharada”. Mas, chega falar de mim, uma associação não é só uma pessoa, funciona como um todo!

Vou tentar agora resumir as partes do evento:

Filme:
Em reuniões que antecederam esse acontecimento chegámos à conclusão que se devia começar com um trabalho nosso sobre as nossas actividades, sobre o quê é que realmente fazemos. Algo assim apenas pode ser mostrado num filme. Pedimos a uma antiga equipa da TVBeja e eles prontificaram-se de imediato a realizar uma película sobre a associação. Desdobraram-se em idas a vários locais de filmagem e entrevistas, e o resultado foi, em nossa opinião, uma excelente película sobre a ACAB. Inicialmente estávamos com algum receio que esse filme fosse longo demais! Penso que esses receios não tinham razão de ser, principalmente a juventude gostou bastante da sua exibição!

Fados:
Não sou grande apreciador dessa arte bem portuguesa, já que a minha “educação musical” é anglo-saxónica e ultimamente mais erudita. Por isso, não conhecia a Ana Tareco e o Carlos Filipe. Fiquei bastante surpreendido pelos seus cantares, estiveram ao mais alto nível. Como fiquei nos bastidores, tive oportunidade em conhecer pessoalmente todos os artistas e o seu nervosismo antes de entrar em cena. Também eu estava uma “pilha de nervos”, até me doía o estômago! Os fadistas bem disfarçaram esse seu nervosismo, mais ele do que ela, mas tudo correu lindamente! Os instrumentistas estiveram muito bem também!

CRBA:
Essa já é mais a “minha” área! Conheço bem o som do clarinete através dos inúmeros concertos em que já participei com os coros, o piano naturalmente também já que tenho a “mania” de dar uns toques! O Conservatório Regional do Baixo Alentejo confirmara uma participação entre as suas fileiras já depois dos cartazes e flyers estarem impressos, por isso não lá constaram. Por gentil iniciativa do professor Simões, fez-se nessa escola uma circular para que alguém se prontifique para participar nesse nosso espectáculo. 3 alunos de Clarinete aceitaram esse convite, feito pelo seu professor Hernâni. Ainda se juntara a pianista Ana Luz a esse trio, já que uma das solistas não teria coragem em aparecer completamente sozinha à frente da bem composta plateia. Estiveram muito bem nessa arte que é tocar um instrumento desses, a pianista também teve nota alta. Nos bastidores, bem, foram mesmo os mais nervosos...

Ilusionismo:
Ao perguntar o meu amigo António Azevedo se pudesse juntar-se ao leque dos artistas a intervir nessa noite aceitou de imediato. Sei que ele é muito bom nessa arte, mesmo que ultimamente um programa na SIC tenha desmistificado um pouco o ilusionismo, mal, em meu ver. É algo pelo que se devia de manter sempre um certo mistério, para que fantasias dessas pudessem sempre vingar! Pois então, não o vi actuar no palco do Pax! Tive que me juntar aos meus colegas do coro para aquecer as vozes e ensaiar algumas peças mais complicadas. Antes do espectáculo, o “Nathanael” falou-me de uma Fatinha que iria entrar numa caixa para ser “espetada”! Pois então, não sabia que se tratava da também minha amiga Fátima Passinhas que costuma fazer esse “sacrifício”. Como não os vi, não sei se correu bem – mas mais tarde vi a “Fatinha” sã e salva, por isso, tudo dever ter corrido na maior das normalidades...

Coro de Câmara de Beja:
Foram naturalmente os primeiros a serem convidados. O maestro disse-me logo que sim, ainda muito antes do natal. Já estamos habituados a pisar esse palco, por isso, a nossa participação foi o menor dos meus problemas. Houve apenas um pequeno “contratempo”, não me expliquei bem onde é que ficara o camarim que fora reservado para nós. Alguns dos coralistas entraram “de rompante” na Sala Estúdio, interrompendo assim o ensaio dos “Lendias” – as minhas desculpas. Todos reunidos no camarim 4, lá começámos a ensaiar. No palco cantámos apenas 5 das 6 peças inicialmente previstas, e penso que estivemos a bom nível!

Dança dos “miúdos”:
Por iniciativa da nossa amiga e professora de português na Escola Santiago Maior Carla Rita, vários alunos da turma 9D dessa escola iniciaram uma recolha de donativos em favor da nossa associação, e, à última de hora, quiseram dançar uma “musiquinha” nesse palco bejense. Mesmo já com a programação toda fechada e preparada tecnicamente, não pude recusar essa oferta. Dançaram uma coreografia inventada por eles próprios numa actuação bem viva, animada e alegre! Devo dizer que foram os menos nervosos ao entrar em cena! Mas o grande contratempo do que falei há pouco veio depois. No fim, quiseram entregar-nos um cheque simbólico dessa sua colecta e – uma má explicação da minha pessoa dada ao apresentador e um total esquecimento do pessoal da nossa associação impediu essa entrega. Juntaram mais de 350€ para a nossa associação, e ainda agora tenho na minha mente uma dezena de caras desapontadas para comigo por não termos feita essa entrega – as minhas mais sinceras desculpas!! Prometo que, assim que tiver uma foto desse cheque e dos alunos dessa turma irei fazer uma homenagem aqui no blog!!

Danças de Salão:
Sem querer menosprezar os outros artistas desta noite, penso que foram as estrelas do espectáculo, estiveram simplesmente espectacular. “Nada” nervosos ao entrar, dançaram como se nunca tivessem feito outra coisa. Mesmo de pouca duração (pouco mais de 6 minutos), percebi que é uma arte bastante cansativa, por isso é considerada por muitos um desporto. Tenho também aqui frisar que a mais “velha” (sem o ser) fora a responsável pelo bonito design do cartaz, do flyer e do folheto de sala. A Aiste realmente tem jeito para tudo, para além de ser uma excelente pessoa!

Apresentador:
Ficámos bastante contentes quando Jorge Serafim aceitou o nosso convite para apresentar esse espectáculo. É um Artista com A maiúsculo, esteve ao seu melhor nível. Poucos minutos foram necessários no “briefing” com ele, fez um espectáculo dentro do próprio espectáculo, pelo menos as gargalhadas assim o comprovaram! Lá atrás, nos bastidores, não se entendiam as palavras dele, mas certamente que tiveram imensa graça!

Por fim, o público. Apareceu em muito maior número que alguma vez esperávamos. 200, talvez 300 já seria muito bom. Mas a plateia esteve praticamente cheia, o que quer dizer que quase 400 pessoas ali se encontraram. Ao “subtrair” as primeiras duas filas que estavam reservadas para os artistas que naturalmente não pagaram bilhete, tivemos cerca de 350 pessoas “pagantes” na sala! É um resultado mais do que excelente! Devo dizer que entre o pessoal da nossa associação toda a gente pagou também, não houve “borlas”. Até o próprio director do teatro contribuiu com o seu bilhete, um gesto que agradeço particularmente!!

Essa intervenção “bloguista” já vai longa, as minhas desculpas. Muito longo também fora o espectáculo, terminou cerca à meia-noite e meia. No fim, todos os voluntários da nossa associação juntaram-se em palco para os agradecimentos finais. Depois, ao sair, o público ficou – teve que ser mesmo o próprio Serafim a dar por terminada a noite. É sinal que todos gostaram, e nós também!

Agradecimentos:
São muito os nomes a agradecer, por isso, vou apenas resumir:
- agradecemos a todos os voluntários da associação pela realização do espectáculo
- à equipa da TVBeja pela realização do filme
- à comunicação social local escrita e falada pela divulgação do evento
- a todos os artistas, ou seja: os Fadistas, os alunos e professores do CRBA, os dois ilusionistas, o Coro de Câmara de Beja, os alunos da Santiago Maior e os dançarinos da Sociedade Capricho Bejense
- à Câmara Municipal de Beja pela sempre disponibilidade em resolver assuntos ligados à nossa associação e, através do director do teatro, pela possibilidade de realizarmos esse espectáculo
- ao pessoal do Pax Julia que me tiveram de “aturar” nos últimos dias com as minhas constantes perguntas e no próprio dia com constantes alterações sobre como se vai desenrolar a noite! Devo dizer que tecnicamente é complicado juntar todo esse leque de actividades artísticas num só evento!
- e por fim, agradecemos ao bastante público pela sua presença!

Muito obrigado a todos!

9 Comments:

At 09 fevereiro, 2009 03:41, Blogger noctivaga said...

Parabens Zig.

 
At 09 fevereiro, 2009 10:01, Blogger Zig said...

Noctivaga:

Obrigado - a ACAB é que está de parabéns, demos mais um passo para podermos construir o novo canil :)

 
At 09 fevereiro, 2009 11:25, Blogger Van Dog said...

Muitos parabéns a ti, Zig! E a todos os que participaram - como artistas e também como espectadores. Deve ter sido um espectáculo muito bonito!
(e um uauff muito especial para a professora Carla Rita e para os alunos da Escola Santiago Maior)

 
At 09 fevereiro, 2009 15:36, Anonymous Anónimo said...

Bem, o espetaculo não vi, mas a avaliar pelo extenso relato, estou certo de que muito trabalho deu e também estou certo que deve ter sido um grande exito.
Tens de organisar mais eventos desta natureza.
Cumps!
El Juanito

 
At 09 fevereiro, 2009 15:41, Blogger Papinhas said...

FOI LINDO!
Superou todas as minhas expectativas!
Adorei tudo, e matei saudades de pessoas que não via a muuuito tempo, como a Ana Tareco e a Teresinha Alberto!
E o Zig...cuidado, o Zig esteve fantástico não só pela sua participação no evento como também na sua actuação no Couro, que me divertiu imenso, e sim estiveram num nível muito bom, é para voltar a ver, sem dúvida!


...e isto já parece um post!

Só para terminar, foi tudo muito positivo, acho que conseguimos sensibilizar um pouco as pessoas, que estão mais distantes desta triste realidade, que é o abandono, fome, maus tratos ao animal, porque eles merecem tanto um lar e carinho como nos!
PARABENS e OBRIGADO a todos os participantes!

 
At 09 fevereiro, 2009 17:22, Blogger ciprita said...

A Turma do 9º D, da Escola E.B.I. de Santiago Maior, na disciplina de área de projecto, e a professora (eu) tivemos muito orgulho em poder contribuir com carinho, tempo e esforço, na recolha de fundos e na modesta participação no espectáculo.
Agradecemos a oportunidade que nos deram de poder ser solidários.
Parabéns Zig e ACAB.

 
At 09 fevereiro, 2009 19:20, Blogger Zig said...

Van Dog:

Obrigado, em nome da ACAB! Foi muito bom!

Os alunos dessa escola não tiveram mais nada na cabeça nos últimos dias do que a participação deles :))


El Juanito:

Nem sabes o quê é que perdeste! Até tu havias de ter gostado...:)

Bem gostava de organizar outro evento desses, ou pelo menos parecido. Mais para o Outono, talvez!


Papinhas:

Ainda bem que gostaste - a minha participação - bem - estive sempre a sorrir - não sei se isso é bom, ou não...;)

Sem dúvida que principalmente o filme teve um impacto grande na sensibilização das pessoas, ou melhor, há de ter ainda já que o vamos exibir nas feiras que se avizinham. Porque esse público maioritáriamente já gosta dos animais, já não necessitam de ser sensibilizados - peeenso eu de que!


Ciprita:

Ó amiga, modesta?? Estiveram muito bem, não é fácil aparecer à frente de uma plateia dessas!

Nós é que agradecemos a vossa participação e a colecta que fizeram - mais logo, assim que tiver as fotos que a nossa "vice" tirou há pouco na vossa escola, vou fazer aqui no blog um destaque sobre vocês que - serve de desculpa pelo o que correra menos mal no espectáculo ;))

 
At 09 fevereiro, 2009 22:56, Blogger F.Santos Rita said...

Em meu nome pessoal e como amigo dos grandes amigos caninos, aqui deixo o meu grande obrigado a todos os que contribuíram para esta realização, em especial ao ZIG e a todos os jovens de hoje, Homens e Mulheres de amanhã...
Santos Rita

 
At 10 fevereiro, 2009 00:47, Blogger Zig said...

Rita:

Obrigado em nome de todos aos que te referiste!

Tens que dar os parabéns especiais para a tua filha que não perde uma oportunidade em nos ajudar e falar com os seus alunos sobre a vida animal!

 

Enviar um comentário

<< Home