quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Carnaval em Beja (ainda a tempo)

A cidade de Beja prepara-se para acolher nesta quinta e sexta-feira, um conjunto de iniciativas que visam festejar o Carnaval de forma comunitária.

Neste sentido, a Rede Social do Concelho de Beja programou para quinta-feira, dia 19, pelas 14h30, um Baile Carnavalesco Intergeracional a realizar nas instalações do Centro Social e Paroquial do Salvador. Neste projecto participam todas as instituições ligadas à Rede (lares de idosos, centros de dia, infantários, etc.). A ideia é celebrar em comunidade esta época festiva. Estão preparadas diversas surpresas para os convivas das quais destacamos a realização de um concurso de máscaras, um lanche partilhado e muita animação.

Na sexta-feira, dia 20 de Fevereiro, a cidade recebe o tradicional desfile carnavalesco das escolas. Este ano, participam cerca de 1600 crianças e jovens que frequentam o ensino pré-primário, 1º Ciclo, Secundário e Ensino Profissional em instituições da cidade.

Como em anos anteriores, cada escola ou turma escolhe os motivos dos disfarces a usar no cortejo. Profissões, contos de fadas, alimentação, segurança, novas tecnologias da informação ou meio aquático são alguns dos temas do corso carnavalesco das escolas.

O desfile decorre sexta-feira, a partir das 10 horas. A concentração das escolas está marcada para as imediações da Casa da Cultura de Beja e o percurso compreende uma passagem pela Rua Artilharia 1, Portas de Mértola, Jardim do Bacalhau, Rua Luís de Camões e termina de novo na Casa da Cultura.

Em paralelo com o desfile de Beja, um pouco por todas as freguesias rurais do concelho, e com o apoio da Câmara Municipal de Beja, as escolas promovem pequenas festas e cortejos.

Fonte cm-beja
.

Etiquetas: